Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

VACINAS: Responsável pela vacinação contra covid na Argentina, em reunião com Wellington Dias, atesta eficácia e segurança da Sputinik V que aguarda autorização da Anvisa
09/04/2021 08h00
Foto: imagem de Streaming

( Publicada originalmente às 16h 06 do dia 08/04/2021) 

(Brasília-DF, 09/04/2021) Em reunião nesta quinta-feira, 8, por vídeo-conferência com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio dos governos estaduais da região Nordeste, a responsável pela vacinação contra o novo coronavírus (covid-19), na Argentina, Cecília Nicolini, atestou que a vacina Sputinik V é eficaz e tem segurança para ser aplicada junto a população. A referida vacina aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar a ser aplicada no Brasil.

As últimas tentativas do laboratório União Química junto a Anvisa em liberar o imunizante no país recebeu posicionamentos negativos. De acordo com a Anvisa, faltariam documentos e informações para que a vacina russa pudesse receber autorização de uso emergencial. O imunizante já foi adquirido tanto pelo governo federal, quanto pelo Consórcio do Nordeste, que adquiriram juntos 47 milhões de doses. Sendo 37 milhões contratados pelos governos estaduais nordestinos e dez milhões pelo Ministério da Saúde.

Nos últimos dois dias, o governador piauiense, que também é o responsável pela temática da vacinação pelo fórum nacional dos governadores, se reuniu com técnicos da Anvisa e saiu dos encontros falando em “esperança” para que vacina Sputinik seja utilizada no Brasil nos próximos dias. Em nota, a Anvisa diz que aguardará informações de países que usam o imunizante atestando que o imunizante possui eficácia e é segura para ser aplicada junto a população brasileira.

“A Argentina utiliza a vacina Sputinik V desde o início do processo de imunização [que começou em dezembro de 2.021] e tem estudos claros de sua eficácia. A colaboração deles será fundamental para a autorização da vacina pela Anvisa. Seguimos na luta!”, comentou o governador piauiense.

(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/tempo-real/586851/vacinas-responsavel-pela-vacinacao-contra-covid-na-argentina-em-reuniao-com-wellington-dias-atesta-eficacia-e-seguranca-da-sputinik-v-que-aguarda-autorizacao-da-anvisa