Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

VACINA: Dimas Covas afirma que independente de financiamento federal, Butantan garantirá produção da vacina chinesa ao Brasil
22/10/2020 08h16
Foto: Flick do Governo de São Paulo

( Publicada originalmente às 15h 30 do dia 21/10/2020) 

(Brasília-DF, 22/10/2.020) O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta quarta-feira, 21, que independente de haver, ou não, financiamento por parte do governo federal para a produção da coronavac, feita em parceria entre o laboratório chinês Sinovac com o instituto ligado ao governo de São Paulo, a instituição garantirá a produção e o fornecimento da vacina chinesa ao Brasil e aos brasileiros.

A declaração de Gorinchteyn aconteceu após o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), conceder entrevista no salão Azul do Senado ao lado de aliados e opositores do governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), que desautorizou a decisão do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, de adquirir 46 milhões de doses desta vacina, após ser pressionado por apoiadores nas redes sociais que veem a parceria do governo chinês com a gestão do tucano como inimigos.

Dirigente do maior centro de produção de vacinas da América Latina, Dimas Covas destacou, ainda, que a coronavac, que tem o “rótulo Butantan”, será entregue ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, nem que toda a produção seja doada como já aconteceu com vacinas anteriores. Covas reforçou que a decisão do ministro Pazuello aconteceu após o Ministério da Saúde encaminhar ao Instituto Butantan um ofício, datado desta última terça-feira, 20, de que compraria 46 milhões de doses da coronavac para combater a doença que já matou 154.857 brasileiros desde março.

“Governador, ontem [20] recebemos um ofício do Ministério da Saúde em resposta a um oferecimento que já foi feito no final de julho de 46 milhões de doses desta vacina. Esta vacina está dito aqui [no documento do] Ministério da Saúde, [que] o Instituto Butantan [atenderá] o programa nacional de imunização [com esta vacina], que está sendo produzida há quatro meses, lá no Butantan por 2,5 mil pessoas entre cientistas, técnicos e administradores que se dedicam dia e noite para que essa vacina chegue mais rapidamente ao nosso povo, chegue mais rapidamente ao programa nacional de imunização”, informou Covas.

“Todas as vacinas que produzimos no Instituto Butantan dão suporte ao programa nacional de imunização. Elas atingem todos os municípios do Brasil. Esse ano, um a cada três brasileiros tomou uma vacina daquelas [contra] gripes produzidas no Butantan. Crianças tomaram outras vacinas. Ou seja, o Butantan é uma instituição que atende o programa nacional de imunização. E estamos com essa vacina já em fase final de desenvolvimento. Logo, logo ela estará disponível [com] 46 milhões de doses produzidas no Butantan e isso é importante enfatizar. Essa vacina é produzida no Butantan, marca Butantan, rótulo Butantan e como eu disse destinada a vacinar os brasileiros”, complementou o dirigente do Instituto Butantan.

“Nós que estamos trabalhando dia e noite para que essa vacina chegue mais rapidamente possível, nós esperamos que essa vacina seja raptada pelo programa nacional de imunização. Neste momento, nós discutimos financiamento [para saber] quem vai financiar esta vacina. Agora, governador, se não tivermos um financiamento oficial, certamente o Butantan irá procurar financiamentos alternativos para oferecer essa vacina ao nosso PNI. O Butantan no passado já doou vacinas ao PNI e pode ser que essa não seja diferente. Poderemos, sim, fornecer esta vacina. Porque ela já está sendo produzida e o destino dela é o programa nacional de imunização. Então, eu acho que o compromisso que foi assumido ontem [20] com os governadores [pelo ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello], o Butantan se esforçará para manter independente do financiamento. É isso governador”, completou.

(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/tempo-real/584752/vacina-dimas-covas-afirma-que-independente-de-financiamento-federal-butantan-garantira-producao-da-vacina-chinesa-ao-brasil