Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Lula, no Tocantins, em tom de campanha disse que seu governo vai cuidar de quem quer carteira assinada ou quer empreender que não se importa com fazendeiro que manda pix para “vagabundagem”
27/06/2025 14h12
Fotos: Ricardo Stuckert

(Brasília-DF, 27/06/2025). Nesta sexta-feira, 27, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi a Araguatins, no Tocantins, para fazer entrega de títulos de regularização fundiária, por meio do programa Imóvel da Gente, e de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo Federal e o estado do Tocantins. Lula falou sobre ser novamente candidato, disse que o governo vai apoiar o agro independente de fazendeiro mandar dinheiro para “vagabundagem” e que seu governo vai ajudar quem quer carteira assinada e quem quer empreender

Segundo presidente, o ato de hoje representa uma forma de reparação histórica e valorização das comunidades que vivem em áreas da União.

"Nós estamos fazendo uma devolução de títulos de terra para o povo do Tocantins. Não tem nenhum sentido a União ficar com prédios, terrenos, terras em nome dela, quando é muito mais fácil fazer com que essa terra fique na mão do povo para que ele possa produzir aquilo que ele quiser produzir", afirmou.

Em seu discurso, Lula falou do Plano Safra que será lançado na semana que vem e aproveitou para dizer não se importa que os fazendeiros mandem pix para “vagabundagem” de Bolsonaro

"Não vou perguntar para quem o fazendeiro votou. Não me interessa. Não quero saber se ele é um fazendeiro que faz Pix para ajudar o Bolsonaro na vagabundagem dele. O que quero saber é se ele está produzindo para o país. Se ele estiver ajudando o país, vai ter crédito. Nós devemos muito à agricultura brasileira", disse.

Mais

Lula deu tom de campanha e disse que vai disputar novamente mesmo com 79 anos.

"Enquanto eu tiver forças, nunca mais um cidadão mentiroso vai ganhar as eleições nesse país para enganar o povo. Eu tenho 79 anos de idade, tenho falado com Deus e quero viver até 120 anos, primeiro porque estou com muita saúde", destacou.

Trabalho

No último final de semana saiu pesquisa Datafolha mostrando que a maioria dos brasileiros estão preferindo o empreendimento próprio que a carteira assinada. Lula disse que seu governo vai ajudar quem quer carteira assinada e quem deseja empreender.

"Cadê a Casa Verde e Amarela? A Carteira de Trabalho Verde e Amarela? O trabalhador não quer saber da cor, quer trabalho. Muitos trabalhadores não querem trabalhar com carteira assinada, querem trabalhar por conta própria. Querem ser empreendedores. O que o governo quer fazer? Apoiar. Quem quer carteira assinada, vai ter carteira assinada. Quem quer trabalhar por conta própria vai ter crédito".

Lula cumprimenta pessoas envolvidas no processo de regularização fundiária

Regularização

O Acordo de Cooperação Técnica permitirá uma atuação conjunta para acelerar a regularização fundiária de 1,9 milhão de hectares – o equivalente a cerca de 7% do território do estado que atualmente pertence à União. A iniciativa visa integrar sistemas de gestão e agilizar a titulação de terras públicas rurais e urbanas.

Durante a cerimônia, foram assinadas portarias de criação de sete assentamentos no estado tocantinense que beneficiarão 896 famílias. Os sete Projetos de Assentamento (PAs) abrangem áreas significativas: PA Taboca II (930 hectares, 39 unidades familiares); PA Recanto da Esperança (781 hectares, 57 unidades familiares); PA Recanto do Bebedouro (800 hectares, 50 unidades familiares); PA Águas Claras (1.162 hectares, 84 unidades familiares); PA Vitória IV (382 hectares, 20 unidades familiares); PA Santa Maria (4.943 hectares, 292 unidades familiares); e PA Esmeralda (6.557 hectares, 354 unidades familiares).

O governo também entregou 169 títulos de terra, contemplando 24 municípios tocantinenses, totalizando uma área de mais de 13 mil e 400 hectares destinados à agricultura familiar, além de 17 títulos de propriedade para assentados da reforma agrária.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reforçou que o Tocantins é um estado estratégico para o desenvolvimento do país, e que a parceria com o Governo Federal é fundamental para destravar a titulação de terras, atender pequenos e médios produtores e fortalecer a economia local.

"O que nós precisamos é desse tipo de incentivo — e é o senhor, presidente, que vai fazer isso por nós. Agradeço o cuidado do governo federal com o nosso povo e reafirmo que estamos à disposição para construir juntos as soluções que o Tocantins precisa”, disse.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)

 

 

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/603597/lula-no-tocantins-em-tom-de-campanha-disse-que-seu-governo-vai-cuidar-de-quem-quer-carteira-assinada-ou-quer-empreender-que-nao-se-importa-com-fazendeiro-que-manda-pix-para-vagabundagem