Clique aqui para imprimir
(Brasília-DF, 22/04/2025) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil sem destaques mas na sexta-feira haverá divulgação do IPCA-15.
Veja mais:
Nesta terça-feira, os futuros dos Estados Unidos operam em leve alta (S&P 500: +0,9%; Nasdaq 100: +0,9%), após forte queda na véspera impulsionada por críticas do ex-presidente Donald Trump ao presidente do Fed, Jerome Powell. Trump voltou a pressionar por cortes de juros e chamou Powell de “Mr. Too Late” e “major loser”, aumentando a incerteza sobre a independência do banco central. Na segunda-feira, o S&P 500 caiu 2,36% e o Nasdaq recuou 2,55%, no quarto dia consecutivo de perdas. O mercado segue sensível às declarações de Trump, que sugeriu até a “demissão” de Powell, algo sem precedentes na história recente do Fed.
As taxas das Treasuries operam mistas: os títulos de 10 anos sobem +8 bps, enquanto os de 2 anos recuam -3 bps. Investidores acompanham hoje discursos de membros do Fed e dados do setor manufatureiro.
Na Europa, as bolsas operam em baixa (Stoxx 600: -0,3%), com destaque negativo para o setor de tecnologia e para as ações da Novo Nordisk, que caem 7% após divulgação de resultados da concorrente Eli Lilly. As tensões comerciais com a China também seguem no radar. Na China, os mercados fecharam mistos (CSI 300: 0,0%; HSI: +0,8%). Investidores na região repercutem o aumento da tensão entre Trump e o Fed, e seguem atentos aos desdobramentos da política monetária americana.
IBOVESPA +1,04% | 129.650 Pontos. CÂMBIO -1,02% | 5,81/USD
Ibovespa
O Ibovespa fechou a semana passada em alta de 1,5% em reais e 2,9 % em dólares, aos 129.650 pontos, em uma semana mais curta devido ao feriado de Páscoa.
O destaque positivo da semana foi YDUQS (YDUQ3, +14,7%), após elevação de recomendação por um banco de investimentos. RD Saúde (RADL3, -3,2%) ficou na ponta negativa, em meio a expectativas negativas para os resultados do 1T25 da companhia (veja aqui a prévia dos nossos analistas).
Renda Fixa
No comparativo semanal, os juros futuros encerraram com forte fechamento ao longo da curva. O diferencial entre os contratos com vencimento em janeiro de 2035 e 2026 saiu de 12,50 bps pontos-base (bps) na sexta-feira passada para -44,50 bps nesta semana. A curva, portanto, apresentou perda de inclinação. As taxas de juro real tiveram redução, com os rendimentos das NTN-Bs com vencimento em 2030 consolidando-se em patamares próximos a 7,75% a.a. (vs. 7,92% a.a. na semana anterior). O DI jan/26 encerrou em 14,78% (-3,0 bps no comparativo semanal); DI jan/31 em 14,30% (-49 bps).
IFIX
O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) encerrou a quinta-feira com uma alta de 0,74%, acumulando uma valorização de 0,61% no mês. Tanto os Fundos de Papel quanto os FIIs de Tijolo apresentaram desempenhos positivos no dia, com valorizações médias de 0,46% e 0,86%, respectivamente. Entre os destaques positivos, destacaram-se PATL11 (4,5%), KNHF11 (2,8%) e BLMG11 (2,4%). Por outro lado, entre os destaques negativos, figuraram RBFF11 (-1,9%), RZAT11 (-1,0%) e KFOF11 (-0,8%).
Economia
Os principais índices norte-americanos encerraram o dia com quedas, refletindo a crescente preocupação dos mercados com possíveis ameaças à independência do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). Cinco dirigentes do Fed discursarão ao longo do dia. O mercado estará atento às sinalizações que possam indicar a natureza da relação entre o banco central e o governo Trump.
Na agenda internacional, o destaque será a divulgação dos PMIs – sondagens com empresas que medem o clima dos negócios – nos Estados Unidos e na Zona do Euro (ambas na quarta-feira). Além disso, o Fed divulgará o “Livro Bege” (quarta-feira). Em meio às turbulências globais, o Fundo Monetário Internacional publicará relatório com a atualização de projeções macroeconômicas para a maioria dos países.
Na agenda doméstica, o único destaque será a divulgação do IPCA-15 de abril (sexta-feira).
(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)