Clique aqui para imprimir
(Brasília-DF, 24/11/2023) A Política Real teve acesso a relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em sinais mistos e no Brasil atenção para fala do minsitro da Fazenda da Fazenda e a mudança mno comando do Brasdesco.
Veja mais:
A quinta-feira foi um dia de baixa liquidez nos mercados devido ao mercado fechado em razão do feriado de Ação de Graças nos EUA, e para a sexta-feira também é esperada uma menor liquidez devido ao fechamento do pregão americano as 15hrs.
Os futuros americanos apresentam desempenhos mistos nessa sexta-feira (S&P 500: +0,1%; Nasdaq 0,0%), já a taxa de juros da Treasury de 10 anos inicia o dia com alta de 6bps até 4,48%.
Na Europa, os mercados operam em alta (Stoxx 600: +0,1%), em meio a divulgação de um encolhimento do PIB da Alemanha do 3T23 em 0,1%. Na China os índices fecharam em queda (CSI 300: -0,7%; HSI: -2,0%) seguindo os sinais de fraqueza na economia vindos do Japão e Zona do Euro.
IBOVESPA +0.43% | 126.576 Pontos. CÂMBIO +0,12% | 4,91/USD
O Ibovespa encerrou a sessão de quinta-feira em alta de 0,43%, fechando em 126.575 pontos. Com o feriado americano de Dia de Ação de Graças, a bolsa americana não abriu, e por isso o volume de negociação no pregão de hoje foi menor. O dólar ficaram praticamente de lado.
O destaque do dia foi o banco Bradesco (BBDC4) anunciando a troca de CEO no fim do ano. A recepção do mercado foi positiva, com a ação chegando a saltar mais de 5,5%, mas fecharam com ganho de 2,7%. Vencedoras desta sessão incluem CVC (CVCB3) e Assaí (ASAI3), com ganhos de 6,6% e 4,9% respectivamente. A CVC divulgou o exercício de R$ 81M em bônus de subscrição emitidos pela empresa – 98% da oferta, além das expectativas positivas em relação a Black Friday. O Assaí também se valorizou com as expectativas positivas da Black Friday. Do lado perdedor, CSN Mineração (CMIN3) e Cemig (CMIG4) foram as que mais se desvalorizaram, com quedas de 6,7% e 3,2% respectivamente. A CSN foi afetada por um movimento técnico de realização de lucros, depois de ter subido 31,4% no mês de novembro. A Cemig continuou sofrendo com a proposta de federalização da companhia, com a transferência de ativos de Minas Gerais para a União.
Renda Fixa
As taxas futuras de juros fecharam perto da estabilidade, à medida que o feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos acabou enxugando boa parte da liquidez nos mercados globais e impactou o volume de negociações no âmbito doméstico. DI jan/25 fechou em 10,495% (sem variação frente ao pregão anterior); DI jan/26 em 10,24% (2bps); DI jan/27 em 10,375% (2bps); DI jan/29 em 10,79% (4bps).
Economia
No Brasil, sem divulgação de indicadores relevantes, o mercado se atentará ao pronunciamento do ministro da Fazenda às 9:00. A Presidência vetou integralmente a desoneração da folha de pagamentos e congressistas já se manifestam a favor da derrubada dos vetos.
Na seara internacional, teremos a divulgação das leituras preliminares dos PMIs nos Estados Unidos em emenda do feriado de Ação de Graças. Na Alemanha, tivemos a leitura final do PIB do 3T23 e o índice IFO de expectativas mostrando atividade econômica enfraquecida.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)