Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

FUNDO ELEITORAL: Ministro Gilmar Mendes, ex-presidente do TSE, disse que não existe “almoço grátis”, mas afirmou que alertava sobre a possibilidade de majorações e defendeu fiscalização
16/07/2021 10h55
Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 16/07/2021) O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal e que já foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral, disse que não existe a”almoço grátis”, que tinha alertado para “inflação” no fundo eleitoral e defendeu amplca fiscalização.

“Em 2015, quando o STF proibiu a doação de PJs nas eleições, alertei para o risco de inflação exorbitante do fundão. Ao invés, deveríamos fortalecer a fiscalização dos gastos de campanha (historicamente frágil). Em um sistema complexo, não há fórmulas prontas e nem almoço grátis.”, disse.

Mais repercussão

O partido Podemos já está em campanha para o veto a majoração do Fundo Eleitoral aprovado por maioria no Congresso Nacional.  O senado Álvaro Dias( Podemos-PR) está divulgnado vídeo contra o Fundão.

““O Podemos fez a sua parte tentando derrubar o aumento do fundo eleitoral; agora cabe ao presidente da República vetá-lo”, disse o Líder do  @PodemosSenado em uma transmissão via internet #Fundao6BiNao #VetaPresidente”, disse.

A possbilidade do presidente Jair Bolsonaro impor esse veto na LDO poderá gerar problemas jurídicos dentro da aplicação da própria LDO e um enfrentamento com o grupo Centrão que bancou o relatório do deputado relator Juscelino Filho(DEM-MA).  Partidos de esquerda como o PT e de centro como o MDB demonstraram interesse, também, pela manutenção do Fundo Eleitoral proposto pelo relatório do deputado pelo Maranhão.

( da redação com informações de redes sociais e assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/588056/fundo-eleitoral-ministro-gilmar-mendes-ex-presidente-do-tse-disse-que-nao-existe-almoco-gratis-mas-afirmou-que-alertava-sobre-a-possibilidade-de-majoracoes-e-defendeu-fiscalizacao