Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

CENSO DEMOGRÁFICO 2021: Governo Federal, através da Secretaria da Fazenda, confirma cancelamento do Censo 2021; IBGE agora busca garantir realização em 2022
23/04/2021 17h00
Foto: redes sociais

(Brasília-DF, 23/04/2021) O secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, anunciou nesta sexta-feira ,23, o cancelamento do Censo Demográfico de 2021. O comunicado aconteceu depois de duas semanas após a suspensão das provas de concurso do para recenseadores e agentes censitários que trabalhariam no Censo 2021.  A suspensão do concurso afetou mais de 204 mil vagas que estavam à disposição para a realização da pesquisa, que está atrasada desde 2020 por conta da pandemia.

A inviabilização do exame e do próprio Censo 2021 se deve ao corte no orçamento federal deste ano, que reduziu para R$ 53 milhões o valor destinado para a pesquisa. Segundo sindicato nacional dos servidores do IBGE, o Assibge, a medida inviabiliza os preparativos da pesquisa para 2022 e a estimativa é que ela seja realizada apenas em 2023.

O coordenador de carreiras do AlfaCon Concursos, Vinicius Rodrigues, afirma que o Censo realizado pelo IBGE é extremamente importante para avaliar a situação do país de maneira panorâmica.

“Eles servem, na maioria das vezes, como parâmetro para a formulação de políticas públicas, sociais e até mesmo econômicas”, afirma. Além dessa premissa, essas e outras instituições têm sido mais demandadas pela população por conta da pandemia.

“O momento econômico e social é delicado e a grande preocupação do governo acaba sendo orçamentária, de equilíbrio fiscal para prosseguir em meio à crise”, conclui.\

Preparando 2022

O IBGE divulgou nota nesta tarde tratando o cancelamento do Censo 2021. A direção do IBGE diz que vai começar de imediato as tratativas com o Ministério da Economia para garantir o censo em 2022.

“Adiamento do Censo Demográfico

A Lei Orçamentária de 2021 foi sancionada sem a recomposição do orçamento original de R$ 2 bilhões para o Censo Demográfico 2021.

Conforme anunciado hoje pelo Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, o orçamento 2021 não traz recursos para a realização do Censo Demográfico e que, portanto, o Censo será adiado.

O IBGE retomará as tratativas com o Ministério da Economia para planejamento e promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME.

Com relação ao processo seletivo dos censitários - Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador - o IBGE anunciará as orientações assim que for possível.

A Direção

23 de abril de 2021

Repercussão

O deputado Alessandro Molon(PSB-RJ), líder da Oposição na Câmara, avalia a situação.

“O cancelamento do Censo 2021 diz muito sobre o Brasil de Bolsonaro, pautado pela desinformação, pelo desmonte de políticas públicas e pela falta de planos para o futuro do Brasil e dos brasileiros. Mais  uma vez, Bolsonaro mostra que só pensa em si mesmo, não no futuro do país.”, disse o deputado do PSB.

O fundador do NOVO e candidato a presidente nas eleições de 2018 disse que o governo mostra suas prioridades.

“Recursos são escassos e demandam a determinação de prioridades.

Ao escolher não vetar as emendas parlamentares do relator às custas do Censo 2021 e de outras áreas, o governo deixa clara as suas prioridades.”, afirmou.

O senador Randolfe Rodrigues(REDE-AP) também se manifestou sobre o cancelamento do Censo 2021.

“O Censo é ESSENCIAL p/ levantamento de dados acerca da Educação, da economia e da SAÚDE! Em plena pandemia, o Governo quer deixar o país à mercê de suas suas ações sem fundamento algum.”, afirmou.

( da redação com informações de assessorias e redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/587057/censo-demografico-2021-governo-federal-atraves-da-secretaria-da-fazenda-confirma-cancelamento-do-censo-2021-ibge-agora-busca-garantir-realizacao-em-2022