Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

VACINAS: Bolsonaro diz que vacinas da AstraZeneca/ Oxford que chegam da Índia já serão distribuídas neste sábado
22/01/2021 12h15
Foto: Facebook do deputado Neri Geller

(Brasília-DF, 22/01/2021) O prsidente Jair Bolsonaro falou a seus apoiadores à porta do Palácio Alvorada, residência oficial da Presidência, nesta manhã de sexta-feira, 22, que as vacinas da AstraZeneca/Oxford que chegam da Índia hoje à tarde já serão distribuídas neste sábado,23 de janeiro.   Bolsonaro disse que a Força Aérea Brasileira(FAB) está à disposição para agilizar a distribuição do lote de 2 milhões de vacina pelo país.

“Pode ter certeza que a Aeronáutica está aí para servir o Brasil e essa vacina, se chegar hoje à noite, a amanhã começa a chegar a seus destinos”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro também falou com a imprensa ao deixar o Palácio da Alvorada, após café da manhã com parlamentares da bancada ruralista. Ele vltou a dizer que a vacinação não será obrigatória e recomendou que as pessoas leiam os estudos dos imunizantes. Ele voltou a dizer que as vacinas não são compravadas cientificamente.

“Ela tem que ser voluntária, afinal de contas não está nada comprovado cientificamente com essa vacina ainda. E peço que o pessoal leia o contrato com a empresa para tomar pé de onde chegaram as pesquisa e porque não se concluiu ainda dizendo que uma vacina é perfeitamente eficaz. Pelo que tudo indica, segundo a Anvisa, ela vai ajudar que casos graves não corram no Brasil, quem for vacinado”, afirmou.

AstraZeneca

As vacinas devem chegar ao Brasil nesta sexta-feira, 22, no fim da tarde.

A carga vinda da Índia  eve chegar no final da tarde em Guarulhos(SP) transportada em voo comercial da companhia Emirates e após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o Aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de janeiro.

A Fiocruz informa que assim que chegarem à instituição as vacinas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. A previsão é que esse processo seja realizado até manhã de sábado ,23.

“Ao longo de todo o trajeto até Bio-Manguinhos/Fiocruz, as vacinas estarão armazenadas em seis caixas do tipo pallets, que serão acondicionadas em envirotainers, pequenos containers utilizados para transportes de carga que necessita de controle de temperatura. Nesses envirotainers, as vacinas serão mantidas na temperatura entre 2 a 8ºC”, informou a Fiocruz.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/585859/vacinas-bolsonaro-diz-que-vacinas-da-astrazeneca-oxford-que-chegam-da-india-ja-serao-distribuidas-neste-sabado