Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

LAVA JATO: Operação Marquetagem cumpre 17 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Salvador e São Paulo; mandados foram expedidos pela Justiça Eleitoral do CE
16/10/2020 12h30
Foto: Polícia Federal/ divulgação

(Brasília-DF, 16/10/2020) Nesta sexta-feira, 16, a Polícia Federal está dando sequênia a Operaçao Marquetagem um desdobramento da Operação  Lava Jato cumprindo 17 mandatos de busca e apreensão com a finalizade de provar que houve crime de agentes políticos e empresários envolvidos na liberação de créditos tributários oriundos do Programa de Incentivos às Atividades Portuárias e Industriais do Ceará – PROAPI, em troca do recebimento de vantagem indevida.  A Polícia Federal cumpre mandados expedido pela Justiça Eleitoral do Ceará em Fortaleza, Salvador e São Paulo.

Face colaboração premiada do grupo empresarial J&S duante investigação da Lava Jato em 2018 ficou estabelecido que as infestigações passariam a ser tocadas pela Justiça Eleitoral. Segundo as investigações, os pagamentos, totalizando o montante de R$ 25 milhões, teriam ocorrido por meio da simulação da prestação de serviços publicitários e do uso de notas fiscais frias, bem como através de doações oficiais para campanhas eleitorais nos anos de 2010 e 2014.

Os investigados poderão responder, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa.

“Quem será o alvo da PF nessa operação Marquetagem? O esquema de propina foi de 25 milhões! Será que o povo do lado de lá sabia e por isso vieram me atacar nesses dois dias com disparos em massa de Fakenews no Zap? Agora tudo explicado! “ conhecereis a vdd e a vdd vos libertará “”, disse, o deputado Capitão Wagner(PROS-Ce), que lidera as pesquisas para prefeito em Fortaleza um adversário dos irmãos Ciro, Cid e Ivo Gomes, do PDT, que apoiam o deputado estadual José Sarro(PDT-CE), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Há infomações de que até 9 políticos cearenses seriam algo da Polícia Federal. A PF não informa quais foram os políticos que foram alvos. Até o momento não houve manifestação das autoridades e a família Ferreira Gomes sobre o caso.

Na época da operação vazou o documento com a seguinte relação de empresas e instituições citadas por Wesley Batista, do grupo J&F. Confira: 

( da redação com informações de assessoria e do site Ceará News 7. Edição: Genésio Araújo Jr)

 

 

 

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/584694/lava-jato-operacao-marquetagem-cumpre-17-mandados-de-busca-e-apreensao-em-fortaleza-salvador-e-sao-paulo-mandados-foram-expedidos-pela-justica-eleitoral-do-ce