Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

BAHIA X GOVERNO FEDERAL: Jaques Wagner, em meio a disputa federativa, quer sustar portaria que coloca Força Nacional na Bahia; Bolsonaro esteve no Estado e não convidou ninguém do governo petista para evento na FIOL
11/09/2020 16h30
Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 11/09/2020) No dia 2 de setembro,  o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, autorizou a Força Nacional para atuar em região do sul da Bahia junto a assentamentos do Incra sem combinar com a Polícia da Bahia e isso fez com que o governador Rui Costa decidisse acionar a Procuradoria Geral da República(PGR) por ver um atentado federativo. Hoje,11, o presidente Jair Bolsonaro esteve na Bahia e não convidou autoridades do Governo da Bahia para participarem do evento. O ambiente entre o Governo Federal e o Governo da Bahia está cada vez pior. O senador Jaques Wagner(PT-BA) anunciou hoje, também, que entrou na discussão.

Ele disse em sua conta no Twitter que apresentou um projeto para sustar portaria do Ministério da Justiça, em apoio ao Ministério da Agricultura, que autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em assentamentos do Movimento dos Sem Terra (MST), nos municípios de Prado e Mucuri, no extremo-sul baiano.

Wagner solicitou, por meio de requerimentos, que os órgãos expliquem o motivo da intervenção.

“A população baiana foi surpreendida com a decisão do governo federal de enviar a Força Nacional de Segurança Pública ao estado da Bahia. Questões foram levantadas quanto à forma, conteúdo e necessidade desse envio, posto que o Governo da Bahia não foi previamente informado e demandado, como se exige em uma República Federativa, o que representa uma suposta intervenção federal. Os requisitos legais não foram respeitados”, destacou Wagner.

O senador, nos requerimentos, cobra por respostas imediatas para que os trâmites sejam esclarecidos o quanto antes.

“Estamos atentos e não admitiremos qualquer interferência indevida no estado. O governo federal precisa esclarecer a base legal utilizada para essa ação”, acrescentou.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/584236/bahia-x-governo-federal-jaques-wagner-em-meio-a-disputa-federativa-quer-sustar-portaria-que-coloca-forca-nacional-na-bahia-bolsonaro-esteve-no-estado-e-nao-convidou-ninguem-do-governo-petista-para-evento-na-fiol