Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Número dois do Ministério de Ciência Tecnologia assume compromisso de apresentar uma proposta integrada para viabilizar parque tecnológico do RN
03/09/2020 08h07
Foto: Montagem Política Real

( Publicada originalmente às 08h 30 do dia 02/09/2020) 

(Brasília-DF, 03/09/2.020) O secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Júlio Semeghini, se comprometeu nesta quarta-feira, 2, em apresentar nos próximos dias uma proposta financeira única e integrada do governo federal para que o parque tecnológico Augusto Severo do Rio Grande do Norte, situado em Macaíba, na região metropolitana de Natal, consiga se viabilizar.

A promessa do dirigente, número dois na estrutura do Ministério, se deu durante uma audiência virtual em que Semeghini teve com o senador Jean Paul Prates (PT-RN), com o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Jaime Calado, com o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Daniel Diniz, o diretor-presidente da da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), Gilton Sampaio, e a professora e ex-reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz.

O Parque vai ser construído nas instalações da UFRN, antes pertencentes ao Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Campus do Cérebro, e conta com o apoio do governo do estado e da prefeitura de Macaíba, que já apresentaram benefícios fiscais para as empresas se instalarem na região.

A construção do parque tem o apoio da UFRN, da FAPERN, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), do Instituto do Serviço Nacional de Apoio à Indústria de Inovação (Senai), do Serviço Brasileiro de Apoio as pequenas e microempresas (Sebrae), Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), além do apoio de empresas multinacionais e outras instituições.

A ideia do parque é que ele seja constituído de três áreas principais: energias renováveis – eólica, solar fotovoltaica e biocombustível —, indústria e reabilitação em saúde. A iniciativa também conta com o apoio das prefeituras de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Natal.

“Vamos fazer uma articulação com os ministérios da Economia, da Educação e de Desenvolvimento para apresentarmos uma proposta única do governo federal para o parque. Nos próximos dias, iremos marcar uma nova reunião e vamos apresentar esta proposta para vocês. Contem com a gente”, prometeu o vice-ministro Semeghini e substituto do titular da pasta, o ministro astronauta Marcos Pontes.

Troca de experiência

Para o senador petista, o parque tecnológico de Macaíba vai criar um ambiente favorável à inovação tecnológica, além de fortalecer a troca de conhecimento e experiência com outros parques em atividade na região Nordeste.

“O parque não é um sonho. Ele já é realidade. Já temos praticamente 90% da estrutura pronta. Agora, o que precisamos é viabilizar um aporte financeiro para o início das atividades”, explicou.

Polo aeroespacial

Durante o encontro remoto, o Jean Paul Prates voltou a defender a implantação de um polo aeroespacial no Rio Grande do Norte. Ele destacou que o estado conta com um Centro de Lançamento de Foguetes, a “barreira do inferno” e é pioneiro no setor aeroespacial nacional.

“A ‘barreira do inferno’ é um patrimônio do Rio Grande do Norte. É muito importante incluir o projeto do polo aeroespacial no parque tecnológico”, lembrou o senador.

O reitor da UFRN oficializará, nos próximos dias, um convite ao ministro Marcos Pontes, para que ele possa participar da abertura do primeiro seminário de negócios de diversidades potiguares e suas aplicações ao setor aeroespacial, que acontecerá no mês de outubro e também de forma remota para evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus (covid-19) que já matou mais de 122 mil brasileiros. Esse evento é uma ação de prospecção de projetos e de empresas organizado pela coordenação de implantação do parque tecnológico.

(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/584104/numero-dois-do-ministerio-de-ciencia-tecnologia-assume-compromisso-de-apresentar-uma-proposta-integrada-para-viabilizar-parque-tecnologico-do-rn