Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

DISPUTA NO CENTRÃO: PSDB prepara expulsão de tucano por assumir a liderança da maioria, com apoio de Bolsonaro, cargo ocupado atualmente pelo paraibano Aguinaldo Ribeiro
06/08/2020 08h20
Foto: Montagem Política Real

( Publicada originalmente às 17h 10 do dia 05/08/2020) 

(Brasília-DF, 06/08/2020) O presidente nacional do PSDB, ex-deputado federal pernambucano Bruno Araújo, emitiu uma nota nesta quarta-feira, 05, em que diz que o partido prepara a expulsão do deputado Celso Sabino (PSDB-PA), por este ser formalizado - com apoio do governo Bolsonaro - para o cargo de líder da maioria, cargo ocupado atualmente pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

De acordo com Araújo, é incompatível algum tucano e integrante do PSDB assumir qualquer posição, ou cargo associado ao governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), a quem o partido assume uma postura crítica.

 “Considerando os fatos noticiados ontem (040, pela imprensa nacional, de possível nomeação para liderança da maioria do deputado Celso Sabino (PSDB-PA); Considerando a formalização, na data de hoje, do referido deputado para o cargo; Considerando a posição política do PSDB em relação ao governo federal; Considerando a postura do parlamentar, sem discussão e em dissonância com o partido, com as lideranças nacionais e de bancada, a respeito das repercussões e consequências de se deixar indicar para tal função dentro da Câmara Federal; Comunicamos que, ainda na tarde de hoje, serão adotadas as medidas formais para submeter, conforme regras internas, a solicitação de expulsão do deputado Celso Sabino dos quadros do PSDB”, informa Bruno Araújo.

Bruno Araújo é presidente nacional do PSDB

Situação

A mudança na liderança da Maioria na Câmara dos Deputados, segundo apurou a Política Real apurou, trata-se de uma consequência da disputa interna no Centrão, especialmente dentro do Progressista. Ribeiro é mais ligado ao deputado Rodrigo Maia(DEM-RJ), que se afastou do deputado Arthur Lira(PP-AL), qual se aproximou do Goveno Bolsonaro, se transformando num líder informal do Palácio do Planalto.  Rodrigo Maia(DEM-RJ) está claramente dividindo o Centrão para ajudar na montagem de uma chapa à sua sucessão no comando da Câmara dos Deputados.

(por Humberto Azevedo, especial de Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/583754/disputa-no-centrao-psdb-prepara-expulsao-de-tucano-por-assumir-a-lideranca-da-maioria-com-apoio-de-bolsonaro-cargo-ocupado-atualmente-pelo-paraibano-aguinaldo-ribeiro