Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados, morre em Recife; Severino ajudou a montar o que é hoje o “Centrão”
16/07/2020 07h40
Foto: blog do Magno Martins

( Publicada originalmente às 09h 04 do dia 15/07/2020) 

(Brasília-DF, 16/07/2020)   Faleceu, no início da manhã desta quarta-feira,15,, aos 90 anos, em sua casa, no Recife, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, mais conhecido como Zito.  Ele não faleceu acometido da pandemia covid-19.

Deputado estadual por sete legislaturas e federal em três, além de prefeito de João Alfredo por dois mandatos.   Severino Cavalcanti ficou famoso por ser a primeira grande derrota congressual do primeiro Governo Lula. Com a chegada ao cargo Severino ajudou a recriar o que hoje se chama “Centrão”. Nomes como o do senador Ciro Nogueira(PP-PI), presidente do Progressistas, começaram a ganhar projeção naquele 15 de fevereiro de 2005.  Ele, Severino, renunciou ao cargo em 21 de setembro de 2005 acusado de corrupção. 

Severino deixa viúva Dona Amelia, com quem teve os filhos Zé Mauricio, Ana e Catharina. Ele tinha quatro netos e dois bisnetos.

Mais informações

Severino Cavalcanti faleceu por complicações de uma enfermidade que não conseguiu superar, informou a família.  Seu corpo deve chegar ao município de João Alfredo, no Agreste, no meio da tarde, onde será enterrado no cemitério local.

A Família anunciou que não haverá velório, mas a família não impedirá, entretanto, que ocorra, na chegada da urna funerária, mas são aguardadas manifestações

 

Manifestação

O Governo de Pernambuco divulgou nota de pesar:

NOTA DE PESAR

A morte do ex-deputado Severino Cavalcanti deixa uma lacuna na política de Pernambuco. Detentor de sete mandatos na Assembleia Legislativa, três na Câmara Federal, inclusive com passagem pela Presidência, e com duas gestões na prefeitura da sua cidade, João Alfredo, Severino teve uma trajetória de muito trabalho. Neste momento de profundo pesar, quero me solidarizar com sua esposa, dona Amélia, seus filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, demais familiares e amigos.

 Paulo Câmara

 Governador de Pernambuco

 

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/583515/severino-cavalcanti-ex-presidente-da-camara-dos-deputados-morre-em-recife-severino-ajudou-a-montar-o-que-e-hoje-o-centrao