Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

ENFRENTANDO A CRISE: Paraíba pode estar em 10º no ranking do coronavius, mas está em 1º com o aplicativo que monitora o covid-19
22/05/2020 07h46
Foto: Techtudo

( Publicada originalmente às 16h 51 do dia 21/05/2020) 

(Brasília-DF, 22/05/2020) A Paraíba pode ser o estado que está em 10º lugar entre as 27 unidades federadas com os casos de novo coronavirus, assim como de mortes, mas anunciou nesta quinta-feira, 21, que está em primeiro lugar no número de pessoas cadastradas no aplicativo Monitora Covid-19. Esse aplicativo é uma iniciativa de vários pesquisadores e empresários em Tecnologia da Informação (TI) que doaram ao Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que é comandado pelo cientista  Miguel Nicolelis.  O Monitora Covid-19 serve para o primeiro atendimento aos que temem o novo coroavirus , foi lançado há mais de um mês.

Na Paraíba existem, até o momento, 6.895 pessoas cadastradas e 1.350 atendimentos, em menos de 15 dias de funcionamento do aplicativo Monitora Covid-19.  A Paraíba está primeiro lugar no país. O segundo estado com o maior número de cadastros é a Bahia, pioneiro  no aplicativo em funcionamento. O terceiro estado é o Maranhão, com 4.809 cadastros.

Os municípios paraibanos com o maior número de pessoas cadastradas são João Pessoa, com 4.486; Campina Grande, com 771; Bayeux, 384; Santa Rita, 343 e Patos, com 187 cadastros. O aplicativo é mais uma ferramenta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para monitorar pacientes com sintomas do novo coronavírus.

A gerente operacional de Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho, explicou que a ferramenta funciona como triagem de classificação de risco e disponibiliza atendimento médico por ligações telefônicas e chat. Ela disse que, primeiramente, o usuário precisa baixar o aplicativo, preencher o cadastro e responder às perguntas. “A partir daí, o algoritmo do Monitora Covid-19 faz a classificação do paciente, conforme as informações dadas”, falou.

Na próxima semana, informa o Governo da Paraíba, serão mais três médicos para formar a equipe de retaguarda. No momento, são 25 profissionais.

“Precisamos que mais pessoas baixem o aplicativo para que possamos realizar os primeiros atendimentos, o que contribui para o combate do vírus, pois, provavelmente, as pessoas atendidas por meio do aplicativo iriam à procura de uma unidade de Saúde, em busca de dúvidas simples. Através do aplicativo, tiveram atendimento e os casos foram resolvidos”, disse Rayanna.

Para ter acesso a esses atendimentos, é necessário baixar o aplicativo no celular, fazer o cadastro e responder a algumas perguntas que são uma espécie de triagem para que o aplicativo possa fazer a classificação de risco do paciente e o seu devido encaminhamento.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

 

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/582870/enfrentando-a-crise-paraiba-pode-estar-em-10-no-ranking-do-coronavius-mas-esta-em-1-com-o-aplicativo-que-monitora-o-covid-19