Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

PLANALTO X GOVERNADORES: Depois de ranger de dentes, maioria dos governadores e presidente Bolsonaro falam de otimismo e de esperança para enfrentar a crise
24/03/2020 07h58
Fotos: Isac Nóbrega/PR

( Publicada originalmente às 22h00 do dia 23/03/2020) 

(Brasília-DF, 24/03/2020) O Presidente Jair Bolsonaro saiu do evento-reunião virtual com os governadores do Nordeste e Norte falando em enconto excepcional.  "Eu parabenizo pelos entendimentos e pela cooperação para se vencer os obstáculos", falou. Para quem andava cuspindo maribondos face a perda de musculatura política e de poder para os chefes dos estados foi uma mudança e tanto. Os governadores nordestinos deram declarações na internet e para suas assessorias, na grande maioria dos caso, com palavras de otimismo e de cooperação.

“Finalmente interlocução para que todos juntos enfrentem este grave momento. O Brasil precisa de união. Mais do que nunca devemos esquecer diferenças políticas e cuidar das pessoas.”, disse, Rui Costa depois da reunião, ele que é coordenador do Consórcio Nordeste.

O governador do Ceará, Camilo Santana, prestou contas da reunião nas redes sociais, ele que prefere o Facebook, para falar sobre a reunião.

“Está no Nordeste a concentração da maior quantidade de famílias vulneráveis do Brasil, os mais pobres ficam no Norte e no Nordeste, e na ocasião levantei a possibilidade de como poderemos fortalecer políticas para garantir a sustentabilidade e a proteção dessas famílias. O Governo Federal se comprometeu a levantar as possibilidades junto às secretarias estaduais, mas deixei claro a importância de não apenas manter o Bolsa-Família, mas de ampliá-lo na Região, protegendo os mais vulneráveis e os mais pobres do país.”, disse Camilo sobre a conversa com o Presidente Jair Bolsonaro.

Visão do computador que estava perto do Presidente na conversa com os governadores 

Otimismo

“Saímos muito otimistas e nos colocamos à disposição para cooperar com o que for necessário. Esse é um momento de unidade no Brasil, precisamos superar questões políticas, partidárias, pessoais, ideológicas, e ter união com um único objetivo, para que todos os esforços sejam concentrados para que possamos superar esse problema do coronavírus aqui no Brasil”, finalizou Camilo.

O governador de Alagoas, Renan Filho, também fez referências positivas.

“Hoje, me reuni com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e demais governadores do NÉ, por videoconferência. Esse tipo de encontro é muito positivo, fortalece o  diálogo frente a frente e auxilia a encontrar saídas para a pandemia.”, disse no Twtter.

O governador do Sergipe, Belivaldo Chagas, disse que a reunião é uma forma de tranquilizar a sociedade brasileira.

Resolvendo essa questão de condições para que os Estados possam buscar recursos, e essa ação integrada entre os governos dos Estados e o Governo Federal vai fazer com que a população brasileira sinta-se mais tranquila.

Agradeço pelas medidas e vamos juntos fazer com que a gente siga em frente e, automaticamente, vença esse momento tão difícil.”, disse o chefe do executivo sergipano.

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) , falando a assessoria gostou do encontro.

“"Eu acho que esse é o caminho, de o governo federal assumir o que é preciso, que é o comando de todas as ações, em um momento tão diferente no Brasil, que terá de rever, inclusive, vários conceitos, após a saída dessa crise, não só no campo econômico, mas de urbanização de cidades, por exemplo", pontuou João Azevêdo.

Bolsonaro mais amenco e falando em encontro excepcional 

Os governadores do Piauí, Wellington Dias(PT), do Maranhão, Flávio Dino( Pc do B) , e de Penambuco, Paulo Câmara(PSB), não se manifestaram nas redes sociais tratando do encontro até o fechamento deste texto.

A única mulher governadora do País, Fátima Bezerra(PT), se manifestou focando nas medidas que ela considerava mais importantes.

“Acabo de participar de uma videoconferência com os Governadores do Nordeste e a presença do Presidente da República onde foi anunciado pelo Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta o atendimento ao nosso pleito de mais recursos para enfrentamento ao #coronavirus.

Além disso, o Presidente garantiu que será agilizada a aprovação do Plano Mansuetto, aguardado desde o início do mandato.

A Governadora reiterou todo o esforço do #GovernoDoRN no combate à #Covid19 e junto aos Governadores do Nordeste... reforçou a necessidade de políticas de suporte à população de baixa renda, sobretudo para aqueles trabalham por conta própria e também para pequenos empreendimentos. É preciso avançar em políticas para esse segmento e ampliar os recursos para a assistência social.”, disse a nota que nitidamente foi postada com apoio de assessoria.

(da redação com informações de redes sociais e assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/582104/planalto-x-governadores-depois-de-ranger-de-dentes-maioria-dos-governadores-e-presidente-bolsonaro-falam-de-otimismo-e-de-esperanca-para-enfrentar-a-crise