Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

CORONAVIRUS: Distrito Federal suspende aulas em escolas públicas e privadas por cinco dias; decreto do governador Ibaneis Rocha foi publicado no Diário Oficial do DF
12/03/2020 08h00
Foto: Times Brasilia

( Publicada oiginalmente às 23h 03 do dia 11/03/2020) 

(Brasília-DF, 12/02/2020) O Distrito Federal só tem dois casos confirmados do novo coronavirus mas o governador Ibaneis Rocha decidiu suspender as aulas na rede pública e privada por cinco dias.   Foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira ,11, o decreto n. 40.509.  A medida é resultado da ameaça de epidemia na capital federal provocada pela disseminação do novo coronavírus, que já atingiu vários países e foi classificada  hoje como pandemia pela Organização Nacional de Sáude (OMS).

 No texto publicado no DODF, o ato governamental ressalta ainda que a “saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, na forma do artigo 196 da Constituição da República” e que, por isso, considera que a situação “demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Distrito Federal”.

O governador estendeu a medida para eventos que exijam licenças do Governo do Distrito Federal (GDF). Sejam eles: de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, com público superior a cem pessoas. Estão relacionadas atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada.

Além disso, os bares e restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas. No fim, ele flexibiliza o prazo de vigência do decreto, afirmando que “as medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, mesmo antes do prazo estipulado”, que é de cinco dias.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/581949/coronavirus-distrito-federal-suspende-aulas-em-escolas-publicas-e-privadas-por-cinco-dias-decreto-do-governador-ibaneis-rocha-foi-publicado-no-diario-oficial-do-df