Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

OCDE: Bolsonaro disse que o Brasil vai entrar na primeira divisão; ele anunciou que vinha trabalhando reservadamente e que o país está bem “adiantado” à frente da Argentina
16/01/2020 08h00
Foto: José Cruz/ Ag. Brasil

( Publicada originalmente às 11 h00 do dia 15/01/2020)

(Brasília-DF, 16/01/2020) O presidente Jair Bolsonaro, em suas falas à porta do Palácio do Alvorada, informou hoje, 15, que a notícia de que os EUA vão apoiar o Brasil para entrar logo na Organização para a Cooperação para o Desenvolvimento Econômico(OCSDE) à frente da Argentina além de ser uma notícia boa se ajusta ao trabalho que ele disse que vinha fazendo de forma “reservada”. Ele garantiu que o Brasil está adiantando no cumprimento de requisitos, à frente da Argentina.

 “A notícia foi muito bem-vinda. Vinha trabalhando há meses em cima disso, de forma reservada obviamente. Houve o anúncio [dos EUA], são mais de 100 requisitos para ser aceito, estamos bastante adiantados, inclusive na frente da Argentina. E as vantagens do Brasil são muitas, equivalem ao nosso país entrar na primeira divisão”, disse Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira. A OCDE é formado por uma grupo de 36 paríses, a maioria da América do Norte e da Europa.

A embaixada dos Estados Unidos em Brasília, em nota, afirma que a decisão de priorizar a candidatura do Brasil agora, como próximo país a iniciar o processo, é uma evolução natural do compromisso, como reafirmado pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e pelo presidente Donald Trump, em outubro de 2019. Naquele momento, porém, Mike Pompeo enviou um documento a Angel Gurria, secretário-geral da OCDE, manifestando apoio à entrada da Argentina e da Romênia na organização.

“O governo brasileiro está trabalhando para alinhar suas políticas econômicas com as normas da OCDE, priorizando a adesão à organização para reforçar as reformas econômicas”, diz a nota. “A OCDE é uma organização baseada em consenso, e qualquer decisão de convidar países para iniciar o processo de adesão precisará ser tomada por todos os 36 países-membros”, acrescenta.

 da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr) 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/581480/ocde-bolsonaro-disse-que-o-brasil-vai-entrar-na-primeira-divisao-ele-anunciou-que-vinha-trabalhando-reservadamente-e-que-o-pais-esta-bem-adiantado-a-frente-da-argentina