Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Após reunião com ministro do STF, Rodrigo Maia promete urgência na tramitação do pacote anticrime do ministro Sérgio Moro
20/11/2019 08h10
Foto: Agencia Câmara e site Oito e Meia

( Publicada originalmente às 15h 10 do dia 19/11/2019) 

(Brasília-DF, 20/11/2019) O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), prometeu nesta terça-feira, 19, urgência na tramitação do pacote anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro. A promessa aconteceu após se reunir com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

De acordo com Maia, o encontro com Moraes serviu para que fosse apresentado ao ministro do STF a redação final do pacote anticrime elaborado por um Grupo de Trabalho de deputados conseguiu sanar alguns vícios e melhorar as propostas.

Antes do Grupo de Trabalho ser criado Maia e Moro bateram boca pela imprensa sobre o conjunto de projetos apresentado pelo ex-juiz federal que ganhou fama e projeção com a operação Lava Jato. Na oportunidade, Maia acusou Moro de copiar e colar os projetos elaborados por Moraes. Moro reclamou que Maia não queria votar a matéria.

"[A] nossa intenção é poder votar a urgência na próxima semana, se tiver acordo, votar [também] o mérito", disse Rodrigo Maia.

Tema “maduro”

Coordenadora do Grupo de Trabalho da Câmara criado por Maia, a deputada Margarete Coelho (PP-PI) sinalizou que o tema já está pronto e “maduro” para ir a voto entre os deputados.

Margarete Coelho 

Segundo ela, as medidas constantes no pacote anticrime visam combater a criminalidade organizada e a improbidade administrativa.

“Apresentamos o relatório final, fizemos um recorte, ouvimos a sociedade e trouxemos um trabalho maduro para tramitar no Plenário e ser aprovado e trazer uma resposta rápida para a sociedade”, ressaltou a parlamentar piauiense.

Combate ao tráfico

Já o ministro do STF, Alexandre de Moraes, autor de um projeto homônimo apresentado em 2.017, o pacote reapresentado pelo ministro Moro vai priorizar o combate ao tráfico de armas e de drogas.

“Vamos priorizar a inteligência e vamos atacar o que realmente hoje amedronta a população. É a grande virtude dos projetos aprovados pelo grupo de trabalho e agora encaminhados para votação na Câmara”, assinalou Moraes.

“Eu fico muito satisfeito porque neste relatório final que o grupo de trabalho me apresentou agora, segundo o próprio relatório do grupo, entorno de 90% das propostas que eu presidi foram aceitas", apontou o ministro da Suprema Corte.

(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

 

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/581028/apos-reuniao-com-ministro-do-stf-rodrigo-maia-promete-urgencia-na-tramitacao-do-pacote-anticrime-do-ministro-sergio-moro