Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

NOVO PGR: Augusto Aras fala da independência do Ministério Público mas pregou o diálogo
27/09/2019 07h52
Foto: José Cruz/ Ag. Brasil

( Publicada originalmente às 16h 26 do dia 26/09/2019) 

(Brasília-DF, 27/09/2019) O novo Procurador Geral da República, Augusto Aras, ao assumir o cargo em solenidade no Palácio do Planalto, depois de muita especulação sobre possível tutela presidencial, defende a autonomia do Ministério Público Federal(MPF), mas prega o diálogo.

“A nota forte desta nossa gestão há de ser o diálogo e, por este diálogo, eu entendo que podemos contribuir para solucionar os grandes problemas do Brasil”.

Aras foi escolhido pelo Executivo e conformado pelo Legislativo para ficar dois anos à frente do Ministério Público da União, no biênio 2019/2021.

Aras, em sua fala, enfatizou a independência do Ministério Público e defendeu a autonomia entre os Poderes da República. O procurador-geral sustentou que, em seu mandato, pretende induzir políticas públicas econômicas, sociais, em defesa das minorias e do respeito à dignidade humana. Pontuou que é seu dever cumprir o mandato de procurador-geral de forma democrática, buscando na Constituição Federal a conduta necessária para que o Brasil encontre seu caminho. E alertou que pretende mudar a lupa da atuação do Ministério Público “sem gerir, que é missão do Executivo; não legislando, que é missão do Legislativo; e não julgando, que é missão do poder Judiciário”.

O posse no Planalto além da presença do Presidente Bolsonaro que lhe deu empossamento contou com a participação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, dos ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, e do ministro-chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), André Mendonça.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/580558/novo-pgr-augusto-aras-fala-da-independencia-do-ministerio-publico-mas-pregou-o-dialogo