Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

CAPITALIZAÇÃO: Onyx Lorenzoni disse que proposta voltará, em breve, em nova PEC a ser apresentada; proposta já foi rejeitada pelo deputados
12/08/2019 07h17
Foto: Marcelo Casal/ Agência Brasil

( Publicada originalmente às 20h 17 do dia 10/08/2019) 

(Brasília-DF, 12/08/2019) Capitalização, o retorno! É isso mesmo, o Governo Bolsonaro não desistiu de reestabelecer a proposta de capitalização para ancorar a reforma da Previdência, que já passou pela Câmara e começou sua tramitação no Senado Federal.

“Ali está o grande futuro do Brasil. Não apenas na questão previdenciária, mas preponderantemente como instrumento e alavanca de ampliar a poupança interna e trazer, assim, a libertação do Brasil do capital externo" disse o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, antes de participar do evento “Marcha para Jesus e pela Família”, que foi organizado pela igreja evangélica Sara Nossa Terra, em Brasiliam que a teve a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Lorenzoni disse que o governo vai enviar “nas próximas semanas” à Câmara dos Deputados proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o modelo de capitalização no sistema previdenciário.

A capitalização é um sistema em que cada trabalhador tem uma conta individual de Previdência. Essa proposta estava no bojo da proposta da PEC da chamada “Nova Previdência”  mas foi rejeitada pelo deputados federais.

Onyx afirmou que a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, está finalizando a proposta.

“Ali está o grande futuro do Brasil. Não apenas na questão previdenciária, mas preponderantemente como instrumento e alavanca de ampliar a poupança interna e trazer, assim, a libertação do Brasil do capital externo" disse Onyx, antes de participar do evento Marcha para Jesus, que teve a presença do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro afirmou ainda que defende a contribuição patronal na capitalização, mas destacou que a equipe econômica ainda está trabalhando na proposta.

“Eu defendo, por exemplo, que tenhamos optativamente ou fundo de capitalização ou poupança individual para a aposentadoria”, acrescentou.

"É a Lei Áurea para o Brasil, na minha visão, do Brasil econômico a PEC da capitalização".

 ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/580131/capitalizacao-onyx-lorenzoni-disse-que-proposta-voltara-em-breve-em-nova-pec-a-ser-apresentada-proposta-ja-foi-rejeitada-pelo-deputados