Clique aqui para imprimir
( Publicada originalmente às 18h 44 do dia 11/12/2014)
(Brasília-DF, 12/12/2014) A classe política paraibana, uma das travam disputas mais agressivas no Nordeste, se uniu nesta quinta-feira, 11, para lamentar e prantear em face da morte do ex-prefeito de João Pessoa(PB), José Luciano Agra de Oliveira que faleceu às 22h30( 23h 30, em Brasília) desta quarta-feira ,10, no Hospital Memorial São Francisco, na Capital Paraibana, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) e por complicações de sua doença de base – hepatite crônica e distúrbio de coagulação. Agra que foi aliado do governador reeleito Ricardo Coutinho na última eleição apoiou os tucanos de Cássio Cunha Lima.
O governador Ricardo Coutinho compareceu na manhã desta quinta-feira ,11, ao velório do ex-prefeito que aconteceu na Estação das Artes, na capital paraibana.
Na ocasião, o chefe do executivo se solidarizou com a viúva, Wellitânia Freitas, com a irmã de Luciano, Zélia Agra, e com os demais familiares.
"Quando conheci Luciano nós ainda eramos adolescentes. Estamos muito tristes e neste momento viemos prestar solidariedade a família. Que Deus possa conduzir Luciano Agra da melhor forma possível durante essa passagem espiritual.”
O governador Ricardo Coutinho decretou luto oficial de três dias em toda a Paraíba, em sinal de respeito e pesar pela morte do arquiteto, professor e ex-prefeito Luciano Agra.
Tucanos
O presidente estadual do PSDB da Paraíba, deputado federal Ruy Carneiro,foi outro a se manifestar. Em nome do PSDB paraibano, Ruy Carneiro citou a postura de coerência e dedicação de Luciano Agra para com a Paraíba e a cidade de João Pessoa.
Ruy lembrou que nos últimos meses esteve muito próximo de Agra. “Nossa relação se estreitou durante o último pleito, ficamos amigos verdadeiramente. Agra era um humanista. Um ser humano especial. Simples, dedicado e movido por uma superação que impressionava. Vou guardar os bons momentos, as boas conversas, a troca de experiência sobre a vida e a nossa passagem por ela. É uma perda irreparável”, lembrou Ruy.
Ainda segundo o deputado federal, o arquiteto Luciano Agra deu uma grande contribuição ao município de João Pessoa. “Ele pensou João Pessoa como poucos. Muitas obras que estão aí, e outras que ainda estão em fase de projeto, possuem o DNA de Luciano Agra. Sua sensibilidade e visão contemporânea da cidade ficarão para sempre”, disse Ruy.
O parlamentar manifestou sua solidariedade aos familiares e amigos. “Que o amor de Cristo possa confortar seus parentes e amigos”.
José Luciano Agra de Oliveira faleceu às 22h30 desta quarta-feira (10), no Hospital Memorial São Francisco, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) e por complicações de sua doença de base – hepatite crônica e distúrbio de coagulação. Seu corpo está sendo velado na Estação das Artes, no Cabo Branco. O sepultamento será no Cemitério Parque das Acácias, no José Américo.
O senador Cícero Lucena(PSDB-PB) divulgou nota lamentando.
“Foi com tristeza que recebi a informação sobre a morte de Luciano Agra. Divergimos no campo político em algumas situações, mas sempre nos respeitamos muito. O amor e bem querer pela cidade de João Pessoa sempre nos uniu. Luciano Agra deu uma grande contribuição a cidade. Aos seus familiares e amigos quero manifestar meu pesar e minha fé em Deus no conforto do coração dos seus.”, diz o texto que chegou à redação da Política Real.
O senador Cássio Cunha Lima(PSDB-PB) foi outro que externou seu lamento.
Cássio disse que Luciano Agra era um "homem público de extraordinário valor". Além da sua exitosa gestão na Prefeitura de João Pessoa, Luciano Agra contribuiu decisivamente em diversas administrações de João Pessoa a partir da sua experiência como arquiteto e mestre em urbanismo.
Para o senador, o ex-prefeito além de ser possuidor de uma rara coerência, Luciano Agra era, acima de tudo, um professor de lições indeléveis, "Agra deixa uma vasta lista de serviços prestados à nossa capital e à Paraíba e fará muita falta por toda a sua pureza política e decência como ser humano, declarou, emocionado, o senador. Cássio externou ainda suas condolências para todos os familiares de Luciano Agra.
Cássio lembrou que um dos últimos projetos feitos por Agra foi a seu pedido e compreendeu a coordenação dos trabalhos de um moderno plano de mobilidade urbana para toda a região metropolitana de João Pessoa e que foi apresentado durante a última campanha eleitoral.
( da redação com informações de assessorias)