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EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: OCDE, em estudo, indica mais investimentos públicos na educação para enfrentar a crise pandêmica
09/09/2020 08h10
Foto: imagem de Streaming

( Publicada originalmente às 13h 27 do dia 08/09/2020) 

(Brasília-DF, 09/09/2020) Já se especulava o tamanho dos problemas que iríamos ter com a paralização das escolas fase da pandemia do Covid-19, mas hoje, 8, a Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico(OCDE) divulgou a edição 2020 do “Education at a Glance” que trata da crise da pandemia na educação. As muitas falhas e desigualdades nos sistemas de educação em todo o mundo foram expostos.

O estudo destaca que à medida que os países começam a reconstruir suas economias e a subsistência de seus cidadãos, é fundamental que os gastos públicos de longo prazo com a educação continuem sendo uma prioridade.

A edição de 2020 da Education at a Glance , bem como um relatório relacionado analisando as repercussões da crise, chama a atenção para o fato de que, embora não se saiba ao certo qual será o impacto geral da pandemia Covid-19 sobre os gastos com educação, as autoridades públicas arriscam ter de tomar decisões difíceis sobre onde gastar os fundos públicos à medida que o crescimento econômico desacelera, as receitas fiscais diminuem e os custos com saúde e proteção social aumentam. Em 2017, o gasto público total com educação, do ensino fundamental ao superior, foi em média 11% do gasto público total nos países da OCDE, com esse percentual variando de cerca de 7% a Grécia para cerca de 17% no Chile.

“O fortalecimento dos sistemas de educação deve estar no centro dos planos dos governos para emergir desta crise e equipar os jovens com as habilidades e qualificações de que precisam para ter sucesso”, disse o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría. , por ocasião da apresentação do relatório em Paris.

“É fundamental que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que a crise não exacerbe as desigualdades na educação detectadas em muitos países. A crise atual está testando nossa capacidade de lidar com interrupções em grande escala. Cabe agora a nós tirar todas as consequências para construir uma sociedade mais resiliente. "

Crise

A crise está atingindo o setor de ensino e treinamento vocacional (EFP) de maneira particularmente forte. Esta é uma grande preocupação, de acordo com o relatório, visto que muitas das profissões que formaram a espinha dorsal da vida econômica e social durante o bloqueio dependem de qualificações profissionais.

Em média, nos países da OCDE, os jovens adultos têm agora menos probabilidade de chegar ao ensino médio profissionalizante do que seus pais e mais probabilidade de buscar uma educação universitária. Os salários também são mais baixos: os graduados do ensino médio que seguiram um curso profissionalizante têm rendimentos semelhantes aos dos cursos gerais, mas ganham em média 34% menos do que os graduados do ensino superior nos países da OCDE.

Capa do estudo da OCDE divulgado, hoje

Os governos devem redobrar seus esforços para tornar a educação e as qualificações vocacionais mais atraentes para os jovens. Em particular, a aprendizagem baseada no trabalho e os vínculos com o setor privado devem ser fortalecidos. Atualmente, nos países da OCDE, em média, apenas um terço dos alunos do ensino médio profissionalizante segue um caminho que combina teoria e experiência prática de trabalho.

O desenvolvimento de pontes entre as vias vocacionais e o ensino superior também é essencial e pode ajudar a melhorar os resultados educacionais. Os alunos do ensino secundário profissional também têm maior probabilidade de concluir os seus estudos quando o curso lhes dá a possibilidade de prosseguir para o ensino superior. Hoje, quase sete em cada dez alunos estão matriculados em cursos que, em tese, permitem a passagem para níveis superiores.

On line

A crise também está levantando preocupações sobre o valor agregado das instituições de ensino superior, com os alunos relutantes em gastar muito tempo e dinheiro em cursos, muitos dos quais estão disponíveis apenas online. Isso pode ter um impacto na mobilidade internacional dos estudantes, que colocam em dúvida o próprio interesse em obter um diploma no exterior.

Qualquer diminuição do número de estudantes internacionais durante o próximo ano letivo terá repercussões nos principais serviços educacionais oferecidos pelas universidades, mas também no apoio financeiro que prestam aos estudantes nacionais, bem como nas suas atividades de investigação e investigação. desenvolvimento.

Embora os estudantes internacionais representem em média 6% da população estudantil nos países da OCDE, eles constituem pelo menos 20% na Austrália, Luxemburgo e Nova Zelândia. A mobilidade internacional de estudantes é particularmente forte no nível de doutorado, onde em média um em cada cinco estudantes vai ao exterior para obter o diploma. Para manter sua relevância, as universidades terão que reinventar os ambientes de ensino para que a tecnologia digital se amplie e complemente,

O relatório Education at a Glance apresenta estatísticas nacionais comparáveis ​​que medem o estado da educação em todo o mundo. Analisa os sistemas educacionais dos 37 países membros da OCDE, bem como da África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Costa Rica, Federação Russa , Índia e Indonésia.

Veja AQUI a íntegra do estudo, que não está disponível em português.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

 

 

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordeste-em-manchete/584172/educacao-na-pandemia-ocde-em-estudo-indica-mais-investimentos-publicos-na-educacao-para-enfrentar-a-crise-pandemica