Clique aqui para imprimir
( Brasília-DF, 20/06/2025) A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hofmann, disse hoje, 20, nas suas contas nas redes sociais que não é verdade que exista gastança nas contas públicas do Governo Lula 3.
Ela usa como motivo para suas alegações um rebate a matéria de capa do jornal “Folha de São Paulo” desta sexta-feira, 20 que diz que “ Gasto sob Lula3 cresce em ritmode quase o dobro da arrecadação”.
“A manchete da @folha hoje é uma enorme desinformação sobre as contas públicas. Manipula números brutos para esconder que a despesa primária do governo federal caiu de 19,6% do PIB em 2023 para 18,6% em 2024. “, disse, iniciamente.
Na mesma postagem ela compara o teto de gastos com o arcabouço fiscal.
“É falso falar em “gastança” quando o arcabouço fiscal cria limites para as despesas, que estão sendo cumpridos rigorosamente, ao contrário do que acontecia com a Lei do Teto de Gastos que foi ignorada em todo o período de Bolsonaro e Guedes.”, disse mais.
Ela diz que a responsabilidade e o esforço fiscal do governo presidente Lula são inegáveis.
“A responsabilidade e o esforço fiscal do governo presidente Lula são inegáveis, ou não teríamos reduzido o déficit primário de 2,3% para 0,09% do primeiro para o segundo ano do governo.
O que a manchete também esconde é que o motor do crescimento das despesas são os juros da dívida, as despesas financeiras que devem chegar a R$ 1 trilhão este ano por causa dos juros estratosféricos. São os interesses do sistema financeiro que estrangulam o orçamento, e não os investimentos em educação, saúde, previdência, políticas sociais, financiamento da produção e infraestrutura para o crescimento.”, finaliza.
( da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)