Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Donad Trump e Joe Biden celebram cessar-fogo em Gaza
15/01/2025 16h25
Foto: Arquivo Política Real/

Com BBC

(Brasília-DF, 15/01/2025).  Na rede social Truth Social, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o "acordo épico de cessar-fogo só poderia ter acontecido como resultado de nossa vitória histórica em novembro", referindo-se à sua eleição nos EUA.

Trump afirmou que sua volta para a Casa Branca sinalizou ao mundo que sua administração "buscará a paz e negociará acordos para garantir a segurança de todos os americanos e de nossos aliados".

Trump disse estar "entusiasmado" com o retorno de reféns americanos e israelenses para casa.

Segundo análise de Tom Bateman, repórter que cobre o Departamento de Estado americano em Washington para a BBC, "a transição para a presidência de Trump e o prazo iminente de sua posse — em 20 de janeiro — efetivamente deram um prazo para essas negociações".

"Ambos os lados sabiam que os termos atualmente propostos, garantidos pelos Estados Unidos, poderiam enfrentar muita incerteza após essa data", disse.

Já em seu comunicado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden ressaltou que "apresentou os contornos precisos deste plano em 31 de maio de 2024, após o que foi endossado de forma unânime pelo Conselho de Segurança da ONU."

"Ele é o resultado não apenas da pressão extrema sob a qual o Hamas tem estado e da mudança na equação regional após um cessar-fogo no Líbano e o enfraquecimento do Irã, mas também da diplomacia americana persistente e minuciosa. Minha diplomacia nunca cessou em seus esforços para concretizar isso", disse Biden.

O presidente dos EUA afirmou ainda que o caminho para esse acordo "não foi fácil" e o considera uma das negociações mais difíceis que já vivenciou.

( da redação com BBC. Edição Política Real)

 

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/derradeiras/601713/donad-trump-e-joe-biden-celebram-cessar-fogo-em-gaza