• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 16:46:13
Genésio Jr.
  • 25/04/2021 16h19

    Se morre de covid, mas não morre de tédio

    Veja mais

    Se morre de tudo( foto: O pensador)

    (Brasília-DF) Dois assuntos marcaram muito a semana e vão impactar muito esta que se inicia.

    A Cúpula do Clima organizada pelo presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, e a Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) da Pandemia que ainda não foi instalada.

    O presidente Joe Biden nesses dois dias de evento virtual, que reuniu 40 líderes mundiais e um outro grande números de personalidades e lideranças da sociedade, sobre meio ambiente e sustentabilidade - fez um convite muito importante, talvez crucial para seu governo e ao Planeta.  Ele convocou as lideranças a embarcarem na busca de uma economia limpa que invista na inovação.

    O convite ter relevância pois mesmo sendo o maior emissor de carbono ele diz que os que se juntarem nessa proposta terão ganhos inestimáveis na geração de empregos mudando o Mundo. Quem conhece da coisa sabe que essa iniciativa de mudar as regras do jogo e as cartas é uma grande jogada para impedir que a China seja a senhora do mundo.

    Se sabe que a China por mais que diga que não, evidentemente, não terá condições de colocar 500 milhões de chineses na classe média se não queimar  muito carbono, metano, óxido nitroso e gases fluorados  por algumas décadas ainda.  Se Biden convencer a Europa e as Américas, o Brasil líder no hemisfério sul, ele não irá só deter a China que parecia não ter freio, como recoloca os Estados Unidos para a liderança mais longeva.

    Muitos vem que Bolsonaro não tem estofo para tal. pois só pensa na próxima eleição e não na próxima geração.

    A questão da CPI que será instalada na terça-feira, 27, com a iminência de presidente e relator já definidos ganhou um colorido que marca as CPI’s. Se sabe como se inicia, mas não se sabe como termina.

    A revelação do empresário e publicitário Fábio Wajngarten dada a revista “Veja” de que viu no Ministério da Saúde comandado pelo general Eduardo Pazuello “incompetência e ineficiência” na questão das vacinas, especialmente após a oferta da Pfizer ao Brasil de 70 milhões de imunizantes, era tudo aquilo que não se esperava, agora.  Ele disse mais: que Pazuello foi demitido antes que ele fosse preso.   A reportagem da “Veja” é ampla com entrevista, perguntas e respostas.

    Ainda na sexta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, disse que foi procurado por Wajngarten para que ele intervisse junto a Advogacia Geral da União(AGU) para a coisa andasse, a compra antecipada das vacinas da Pfizer, e mudasse de feição.

    O Palácio do Planalto não precisava de mais problemas. Wajngarten que poderia ser cobrado nessa questão da vacinação acaba buscando se limpar e tenta tirar o Presidente Jair Bolsonaro do centro do problema das responsabilizações. Parece nítido que se busca colocar toda a culpa no ex-ministro da Saúde, Pazuello, e seus coronéis.  Na sexta-feira, Bolsonaro baixou decreto trazendo Pazuello e outros para perto dele, em Brasília e no Planalto.   

    Não se pode esquecer que Wajngarten, que não está mais no governo, pois deixou a Secretaria de Comunicação do Ministério das Comunicações, é da chamada ala ideológica, que trava com os militares uma disputa de poder junto a Bolsonaro.

    A semana, que encerra abril qual não nos deu trégua para a pandemia, se inicia sob a marca do convite histórico feito e da crise histórica que vem adiante.

    Com o Governo Bolsonaro se morte de covid, mas não morre de tédio!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista.

    E-mail: [email protected]


Vídeos
publicidade