• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 22:12:42
Genésio Jr.
  • 13/12/2020 13h40

    Vivo, vivinho da Silva!

    Depois de tantos insucessos e erros, ele poderá chegar em fevereiro de 21 festejando a eleições de aliados no comando da Câmara e do Senado

    Bolsonaro pode ficar feliz, ao final( Foto: Arquivo Política Real)

    (Brasília-DF) Nunca é bom esquecer, pois em 13 de dezembro de 1968 foi editado o Ato Institucional nº 5.  Há 52 anos atrás, o regime de exceção virou ditadura. É sempre bom lembrar, pois tem uma turma tão perdida que acredita até no que nunca foi real. Mas vamos lá.

    O Presidente Jair Bolsonaro que saiu das eleições municipais bem menor do que entrou ,fazendo apostas equivocadas, confundindo sinais está à frente(?!) de um país que flerta com uma inflação perturbadora, especialmente nos alimentos, mais que se equivoca com essa questão das vacinas contra o covid-19, que está gerando uma euforia mundial -  poderia ser visto como um líder fadado ao fracasso.

    Destaque-se que o seu mentor internacional, o presidente Donald Trump, foi derrotado e não estará à frente da Casa Branca, nos Estados Unidos da América, a partir de janeiro de 21. São muitos os desamparos, mas a política não é tão simples assim. Se fosse, todos poderiam exercê-la com sucesso.

    O Presidente Bolsonaro, hoje, por obra e graça de profissionais do poder que souberam muito bem se aproveitar de uma fragilidade presidencial, iniciada com a prisão do ex-faz-tudo da família do poder, Fábrício Queiróz, além de perceberem que o chefe do Executivo não queria ficar mais refém do sucesso econômico imediato de seu governo para avançar sozinho – pode dar a volta por cima.

    Depois de tantos insucessos e erros, ele poderá chegar em fevereiro de 21 festejando a eleições de aliados no comando da Câmara e do Senado.

    Na semana que se foi, vimos o deputado Arthur Lira(Progessistas-AL) lançar sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados inicialmente com apoio de seis partidos, já tem oito - pode ir a mais.  O Presidente do Senado Federal, Davi AlcolumbreDEM-AP), que se imaginava irritado por não poder mais concorrer à reeleição, por decisão da Supremo Corte, no lugar partir para um protagonismo de independência, decidiu fazer acordo com o Presidente da República.

    Por outro lado, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia(DEM-AP), que chegou a dizer, num tom acima, que Bolsonaro está doido para ficar com a Câmara e que o “Governo está desesperado” ainda não escolheu um candidato do seu grupo para sucedê-lo. Maia perde tempo, perde apoiadores e ainda vê a oposição se fragmentar sobre que rumos tomar quanto ao comando das casas legislativas.

    Neste final de semana, foi divulgado por diversos veículos de comunicação que o deputado Arthur Lira, hoje em vantagem na disputa, não tem compromisso com o teto de gastos e teria feito um acordo com as oposições para flexibilizar a Lei da Ficha Lima( o que daria espaço para o retorno de Lula).

    Lira, que foi o único que lançou candidatura – nenhum outro, na Câmara ou Senado fez algo parecido – divulgou nota dizendo que ele tem compromisso com o equilíbrio discal e que não fez acordo com as oposições.  O deputado Rodrigo Maia, que vem sendo criticado à beça por sua gestão de sucessão – disse que Lira vai desestabilizar mais ainda as políticas de meio ambiente, vai fragilizar minorias e a própria sociedade.

    Lira ainda não rebateu esses outros temas. Destaque-se que a eleição no poder legislativo não é uma eleição popular, é uma disputa de poder entre os senhores(as) do poder. Quem joga pedra na cruz será infeliz, mas se tiver prumo e coragem, numa disputa de voto secreto, tem chances de sobra de sucesso.  Arthur Lira inicia a semana dando sinais de que os infortúnios em série de Bolsonaro podem ter os dias contados.

    Só a política tem essa capacidade de transformar antes moribundos em gente viva, vivinha da Silva!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    Email: [email protected]  

     

     

     

     


Vídeos
publicidade