• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 17:32:48
Genésio Jr.
  • 05/04/2020 15h17

    Uma semana santa especial!

    Aqui no Brasil, a Semana Santa vai ser particularmente especial, pois o Estado Brasileiro foi autorizado por todos os seus parâmetros legais a cuidar de sua gente

    Semana Santa decisiva no Brasil!( Foto: Imprensa e Mídia)

    (Brasília-DF) Começamos a Semana Santa, um período especial para quem vive em boa parte do Planeta Terra.

    A força cultural do cristianismo vai além do Ocidente e marca quase todos! A maior liderança do Cristianismo no Planeta, o Papa Francisco que com poucas palavras e muitos gestos sem sido uma referência nesses dias históricos da pandemia do novo coronavirus, disse, neste Domingo de Ramos, que devemos nos voltar para o que é sério, importante, para o amor, pois tudo isso, um dia, vai passar.  O chefe de uma Igreja tão antiga e importante fala com imensa sabedoria. 

    Isso é particularmente eloquente, pois vimos algumas de nossas lideranças laicas se perderem, e muito, durante esses primeiros momentos da pandemia, que marca o século 21.

    Aqui no Brasil, a Semana Santa vai ser particularmente especial, pois o Estado Brasileiro foi autorizado por todos os seus parâmetros legais a cuidar de sua gente neste momento em que a sociedade não pode tomar de conta de si por suas próprias forças.  Não tem essa de ser a favor do Estado ou contra o Estado, não nos resta outra alternativa a não ser com ele contar e dele exigir.

    É fundamental que o Estado cuide das pessoas e das empresas. Neste sábado, 4, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falando a investidores da XP Investimentos informou que o Brasil já é o terceiro entre os países emergentes  que estão colocando mais recursos do PIB no enfrentamento da crise do Covid-19. Infelizmente, ele informou que podemos recuar em -5,5% em 2020. Isso não é recessão é depressão, pois a tendência é que passamos dois anos para voltar a ficar no azul.

    Pelo lado da Saúde, o ministro Luiz Henrique Mandetta já não consegue esconder que não temos insumos e materiais suficientes que desejamos e precisamos. O que não nos envergonha é porque muitos países importantes também estão na mesma situação. O Presidente Donald Trump, dos EUA, que deveria liderar o mundo já deixou claro que farinha pouca meu pirão primeiro. Esses são os líderes que temos!

    O Papa, na homilia deste domingo, falando de nossas fraquezas nos disse para termos coragem.

    “Hoje, no drama da pandemia, perante tantas certezas que se desmoronam, diante de tantas expetativas traídas, no sentido de abandono que nos aperta o coração, Jesus diz a cada um: Coragem! Abra o coração ao meu amor.”, disse.

    De fato, tantas certezas desmoronaram, se tínhamos, presunçosamente.  Fomos traídos por muita convicções. O Papa fala de coragem usando do amor. 

    O Brasil nesta Semana Santa torce que seu poderosos consigam começar a atender os que mais necessitam. A Semana Santa será decisiva.  Vários especialistas dizem que  a população e as empresas não vão aguentar mais 15 dias  isoladas, fechadas. Boa parte dos  estados estão prorrogando suas medidas de isolamento até perto do dia 20 de abril.

    As maiores metrópoles do Planeta estão com fortes medidas de isolamento à exceção de Tóquio, Osaka, e Seul, mas cada vez se fala da possibilidade de se liberar centros menores, pequenos com testes em massa.  Isso é oportuno não só para a saúde física e econômica, mas a mental! 

    A cada momento temos enfrentamentos e algumas respostas. Esta Semana Santa, certamente, será especial para nossa saúde, bolso e almas!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

     

    Email: [email protected]   


Vídeos
publicidade