• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 23 de abril de 2024 05:27:41
Genésio Jr.
  • 01/03/2020 13h48

    Março! Nos surpreenda!

    O mês de março não começa lá muito bem, mas apesar da falsa regra, nada garante que vá terminar tão ruim assim!

    Vamos torcer, né!?( Foto: mensagens de amor)

    (Brasília-DF) O mês de março começa nada bem! Dizem que tudo que começa mal, termina mal. Vamos torcer que não, pois a impressão dos primeiros dias de janeiro era que teríamos um ano de 2020 bem melhor que o 2019.

    A crise do novo coronavirus, que, em tese, é só uma gripe, ganha proporções cada vez mais impressionantes. Aqui no Brasil, temos dois casos importados e as autoridades de saúde, elogiadas pela Organização Mundial de Saúde(OMS), agem de forma adequada. A doença vai chegar, sim, mas de longe vai fazer o estrago que todo ano faz a dengue ou a chikungunya. O problema é o mundo.

    Não adianta avaliar, em tom de desdém que não é isso tudo não e  que vai dissipar. A economia global já perdeu o primeiro trimestre e se encontrarmos um vacina logo, mesmo assim, vamos perder, na melhor das hipóteses, meio ano.  Já se tinha uma avalição de menor crescimento nos próximos dois anos, com isso, é inimaginável o que virá.  Os navios que vem da China já não chegam, segundo diversas consultorias ligadas a tradings. A cadeia global econômica já foi atingida, empresas globais acumulam perdas trilionárias. Todo mundo perde, até o crime organizado!

    Os especialistas dizem que chineses vão ser os primeiros a superarem, que isso vai ajudar a todos, porém a recessão na Europa será certa.  Não é ser pessimista, é puro realismo.

    Em meio a tudo isso, aqui no Brasil, que já vai sofrer a trombada econômica, ainda tem essa confusão da semana passada que tem data certa para explodir, 15 de março. Está programada manifestação organizada pelas redes sociais em todo o Brasil que vai se dividir, segundo muitos, pela defesa do Presidente Bolsonaro ou contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. Isso vai gerar mais desconfiança ainda no meio econômico.

    O Congresso, especialmente, nas falas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia(DEM-RJ), diz que não vai recuar na sua missão com o Brasil e que não tem essa de crise.  Maia é xingado a todo momento nas redes sociais bolsonaristas. Sangue gelado conta numa hora dessas, mas o Congresso não é só Maia, ou seu congênere no Senado, senador Davi Alcolumbre(DEM-AC), esse bem mais recatado nesses dias, apesar de cobrado a dar respostas aos movimentos do Presidente Jair Bolsonaro, que divulgou mensagem, que ele disse pessoal, contra os poderes constituídos. 

    Em um ano que começou tão auspicioso, já  se ouve gente, além da oposição, falando em crime de responsabilidade. Era tudo o que não precisávamos. A forma como o Presidente se comporta ajuda a construir junto a seus apoiadores mais apaixonados um ambiente que não agrega e passa a impressão, construída no entendimento histórico, sim, de que haja um anseio de que se estabeleça uma ruptura constitucional.

    No passado, a esquerda, hoje desarticulada e à beira da morte, já buscou o que não nos surpreende que a ultra-direita( far right) também o queira.  Vontade é algo que dá vontade e passa, se dizia, mas o momento nos aconselha a tomar cuidados pois as combinações não são nada boas.

    Já disse e comentei que avalio que não vai dar para tudo o que essa gente aí quer. O mês de março não começa lá muito bem, mas apesar da falsa regra, nada garante que vá terminar tão ruim assim! Infelizmente, nada garante que ficará melhor.

    Vamos, todos, contar com uma combinação única que envolve boas doses de equilíbrio de alguns nomes fundamentais, avanços na China e que a ciência seja rápidas nas suas mágicas soluções. O que surpreende é que essas soluções não incluam os grandes condutores das grandes conquistas no século passado. Essa novidade, sim, é preocupante.

    Por Genésio Araújo Jr, é jornalista

    Email: [email protected]

     


Vídeos
publicidade