• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de abril de 2024 04:53:16
Nordestinas
  • 27/03/2024 09h15

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil atenção o números dos Novo Caged, trabalho com carteira assinada

    Veja os números
    Foto: Arquivo Política Real

    Mercados globais em positivo

    (Brasília-DF, 27/03/2024)  A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil atenção a divulgação dos dados do Novo Caged para o período.

    Veja mais:

    Nesta quarta-feira, os mercados operam em alta nos Estados Unidos (S&P 500: 0,4%; Nasdaq 100: 0,4%), com índices alcançando novos recordes. Hoje, o mercado acompanha o pronunciamento de Christopher Waller, um dos dirigentes do Federal Reserve. A semana é mais curta, por conta de um feriado na sexta-feira, dia em que será divulgado o deflator PCE, medida de inflação preferida pelo Fed.

    Na Europa, os mercados operam mistos, com o índice pan-europeu em estabilidade (Stoxx 600: 0,0%), após uma série de dados econômicos em diversos países, que revelaram uma leve alta da inflação e uma melhora no sentimento. Na China, os índices fecharam em queda (HSI: -1,4%, CSI 300: -1,2%), após dados de atividade industrial.

    Economia

    A ata do Copom destacou o aumento de incertezas, exigindo cautela adicional. O IPCA-15 de março veio com surpresa altista, com quebra ainda desafiadora. O índice subiu 0,36% no mês, acima das expectativas (XP: 0,26%; consenso: 0,30%). Nos EUA, as novas encomendas de bens duráveis aumentaram 1,4% em fevereiro, mais do que as expectativas do mercado de um aumento de 1,1% e após uma queda de 6,9% em janeiro. Na China, os lucros das empresas industriais aumentaram 10,2% em relação ao ano anterior, para 914,06 bilhões de CNY nos primeiros dois meses do ano.

    IBOVESPA -0,05% | 126.863 Pontos.     CÂMBIO +0,18% | 4,98/USD

    Ibovespa

    O Ibovespa fechou praticamente de lado ontem, aos 126.863 pontos (-0,05%). O índice foi principalmente demarcado por cautela dos investidores após um IPCA-15 acima das expectativas, e a ata da última reunião do Copom, que enfatizou a elevação de incertezas globais e domésticas.

    Casas Bahia (BHIA3, -9,1%) foi o destaque negativo do pregão, após um resultado do 4T23 mostrando uma pressão em cima da receita e lucro, e as iniciativas de reestruturação impactando a empresa. Além disso, o mercado reagiu negativamente ao resultado da Minerva (BEEF3, -8,7%) que reportou um balanço de difícil leitura, devido ao ajuste de hiperinflação/câmbio da Argentina, e uma geração de caixa mais fraca do que o esperado.

    São Martinho (SMTO3, +4,1%) foi o destaque positivo do pregão após a companhia aprovar o sétimo programa de recompra de ações ordinárias, um sinal positivo ao mostrar que a empresa considera que suas ações estão subvalorizadas. Localiza (RENT3, +2,7%) também subiu após declarações do CEO de uma melhora no cenário de seminovos no início de 2024, após um 2023 difícil para o segmento.

    Nesta quarta-feira, reportam seus resultados Ambipar, Bradespar, Cosan, Hapvida, Marfrig, Multilaser, Oncoclínicas, Orizon, e Simpar.

    Renda Fixa

    As taxas futuras de juros fecharam o pregão em alta. O movimento se estendeu desde o início da sessão e apagou parte do alívio observado na curva de juros nos últimos dois pregões. O IPCA-15 acima do esperado em março e a percepção de que a ata da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central adotou um tom mais conservador foram os catalisadores principais. DI jan/25 fechou em 9,925% (4bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 9,89% (8bps); DI jan/27 em 10,12% (7bps); DI jan/29 em 10,6% (5bps).

    Hoje, teremos a publicação dos dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – relativos a fevereiro. A XP projeta geração líquida de 225 mil vagas formais. Também, a inflação medida pelo índice IGP-M de março será divulgada. Ademais, dirigentes do Banco da Inglaterra e Banco Central Europeu falarão publicamente hoje, podendo dar orientações adicionais sobre a condução da política monetária adiante.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade