• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 27 de abril de 2024 21:20:10
Nordestinas
  • 20/03/2024 09h02

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em queda e no Brasil atenção para reunião do Copom do Banco Central

    Veja os números
    Foto: Arquivo Política Real

    Mercados globais em negativo

    (Brasília-DF, 20/03/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em queda e no Brasil atenção para reunião do Copom do Banco Central.

     

    Veja mais:

    Nesta quarta-feira, os mercados operam em queda nos Estados Unidos (S&P 500: -0,1%; Nasdaq 100: -0,1%). Hoje, o comitê de política monetária do Federal Reserve se reúne, e o mercado espera uma manutenção da taxa de juros. O início do ciclo de cortes de juros deve ocorrer entre junho e julho, após dados de inflação mais fortes.

    Na Europa, os mercados operam em leve queda (Stoxx 600: -0,1%) após alerta do conglomerado de luxo Kering, que aponta uma desaceleração do consumo asiático. Na China, os índices fecharam em alta (HSI: 0,1%, CSI 300: -0,2%), após o banco central (PBoC) manter as taxas de juros de 1 e 5 anos inalteradas.

    Economia

    O Banco central da China (PBoC) manteve as taxas de juros inalteradas nesta quarta-feira, em linha com o esperado pelo mercado. A taxa de empréstimo de referência de 1 ano (LPR) foi mantida em 3,45%, enquanto a taxa de 5 anos permaneceu em 3,95%. Nos Estados Unidos, dados do mercado imobiliário mostraram uma recuperação forte em fevereiro. Apesar das hipotecas continuarem em níveis bastante elevados, as construtoras vem cortando preços e oferendo incentivos para aumentar as vendas. No Brasil, o boletim Focus continua a mostrar ajustes para cima na inflação de 2024 e 2025, acima da meta de 3% a ser perseguida pelo Banco Central. Na agenda do dia, destaque para as decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil. Lá fora, o Fed deve manter as taxas de juros no patamar atual (5,25% a 5,50%), com um comunicado pós-reunião com poucas mudanças.

    IBOVESPA +0,45% | 127.529 Pontos.  CÂMBIO +0,06% | 5,03/USD

    Ibovespa

    Nesta terça-feira, o Ibovespa fechou com leve alta, aos 127.529 pontos (+0,5%). O índice foi principalmente impulsionado por commodities, com altas nos preços do minério de ferro (+5,4%) e do Brent (+0,6%). O clima do mercado foi de cautela, em antecipação da super-quarta, que terá as decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil.

    A Embraer (EMBR3, +6,6%) foi o principal destaque positivo do pregão. A ação continua impulsionada por expectativas positivas pelo mercado para seu futuro desempenho, após forte resultado do 4T23.

    Já Magalu (MGLU3, -6,2%) foi o destaque negativo, devolvendo os ganhos nos pregões na antecipação de seu resultado do 4T23, após apresentar um resultado considerado sólido pelo mercado, e apesar de divulgar o primeiro lucro em dois anos (leia o relatório aqui).

    Para o pregão de quarta-feira, fatos relevantes incluem a decisão de política monetária pelo banco central nos Estados Unidos e no Brasil, e múltiplos resultados domésticos como Allos, Cogna, Dasa, Equatorial, LWSA, Santos Brasil, e Vivara.

    Renda Fixa

    As taxas futuras de juros fecharam o pregão em queda, em linha com os rendimentos (yields) dos títulos públicos dos Estados Unidos (Treasuries). O mercado, de forma geral, está aguardando as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed) e do Banco Central do Brasil. DI jan/25 fechou em 9,975% (-0,5bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 9,885% (-4,5bps); DI jan/27 em 10,12% (-6bps); DI jan/29 em 10,615% (-5bps).

    No Brasil, espera-se que o Banco Central corte 50 pontos-base na taxa de juros, chegando a 10,75%, e mantenha (pela última vez) a orientação de que reduzirá os juros na mesma magnitude nas próximas reuniões. Esperamos que o Banco Central continue a cortar os juros até atingir 9,0%, mas os riscos de curto prazo estão inclinados para cima.

     

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade