• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de abril de 2024 08:01:04
Nordestinas
  • 18/03/2024 08h48

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil atenção à divulgação. Do IBC-Br do Banco Central

    Veja os números
    Foto: Arquivo Política Real

    Mercados globais em positivo

    (Brasília-DF, 18/03/2024). A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil expectativa para divulgação do IBC-Br do Banco Central.

    Veja mais:

    Nesta segunda-feira, os mercados operam em alta nos Estados Unidos (S&P 500: 0,3%; Nasdaq 100: 0,6%). Nessa semana, o comitê de política monetária do Federal Reserve se reúne, e o mercado espera uma manutenção da taxa básica de juros. O início do ciclo de cortes de juros deve ocorrer entre junho e julho, após dados de inflação mais fortes.

    Na Europa, os mercados operam mistos, com o índice pan-europeu em leve alta nesta manhã (Stoxx 600: 0,1%). Na China, os índices fecharam em alta (HSI: 0,1%, CSI 300: 0,9%), impulsionados por dados mais fortes de vendas no varejo e produção industrial, que indicam recuperação gradual da atividade econômica local e impulsionaram preços de commodities. No Japão, o mercado aguarda uma alta de juros, que encerraria o longo período de taxas de juros nominais negativas no país, que enfrenta uma batalha de décadas contra a deflação.

     

    IBOVESPA -0,74% | 126.742 Pontos.    CÂMBIO +0,18% | 5,00/USD

    Ibovespa

    Após uma queda de 0,7% na sexta-feira, o Ibovespa fechou a semana com retorno de -0,3% em reais e -0,6% em dólares, aos 126.742 pontos. Vale (VALE3, -5,9%) foi negativamente impactada por notícias sobre o prolongamento o contrato de seu CEO (leia nosso relatório), a renúncia de um conselheiro, e pela queda do preço do minério de ferro.

    O maior vencedor da semana foi Embraer (EMBR3, +8,4%), após um banco de investimentos elevar sua recomendação para o papel, antes da divulgação de seu balanço na semana que vem. O maior perdedor foi o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3, -11,9%), continuando o movimento de vendas da semana passada. Clique aqui para acessar o Resumo Semanal da Bolsa.

    Renda Fixa

    No comparativo semanal, a curva de juros encerrou em alta, com mais intensidade nos vértices intermediários e longos. O diferencial entre os contratos com vencimento em janeiro 2026 e 2034 saiu de 93,0 pontos-base na sexta-feira passada para 98,0 pontos nesta semana. A curva, portanto, apresentou aumento de inclinação. Nesta semana, o mercado local de juros apresentou uma tendência semelhante à curva norte-americana, com ambos os mercados refletindo possíveis mudanças nas comunicações dos bancos centrais devido a indicadores econômicos contrários às expectativas mais otimistas do mercado. Para a próxima semana, esperamos oscilações módicas nos primeiros pregões, à medida que os agentes financeiros aguardam as decisões de política monetária no Brasil e nos EUA. DI jan/25 fechou em 9,97% (6,9bps no comparativo semanal); DI jan/27 em 10,12% (13,5bps); DI jan/29 em 10,61% (16,4bps); DI jan/33 em 10,98% (17,4bps); DI jan/37 em 11,03% (17,2bps).

    Economia

    No Brasil, a Pesquisa Mensal de Serviços e o Caged surpreenderam para cima em janeiro. Hoje, destaque para o IBC-BR do mesmo mês. Na semana, todas as atenções estarão voltadas para o Copom

    A China divulgou dados econômicos mistos no domingo, enquanto a inflação ao consumidor veio em linha com o esperado na Zona do Euro. Destaque para decisões relevantes de juros nos EUA, China, Austrália, Japão e México ao longo da semana.

    (da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)

     

     

     


Vídeos
publicidade