• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 03:08:52
Nordestinas
  • 13/09/2019 20h47

    MEIO AMBIENTE: Governadores da Amazônia se reúnem com embaixadores e trabalham retorno do Fundo da Amazônia que poderá ir direto para consórcio dos estados

    O embaixador da Noruega destacou que a agenda marcou o início de tratativas para estabelecer mais um canal de parcerias, além do Fundo Amazônia
    Foto: Laise Coelho/ Secom/PA

    Governadores da Amazônia com embaixadores na Embaixada da Noruega

    (Brasília-DF, 13/09/2019) Os governadores dos estados da Amazônia Legal e os embaixadores da Noruega, Alemanha e Reino Unido estiveram reunidos em Brasília para enfrentar a importância do apoio internacional para a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.  O foco da reunião foi a retomada do Fundo Amazônia. O evento se realizou na Embaixada da Noruega, na Capital Federal.

    O governador do Amapá, articulado da reunião, Waldez Góes defende que o financiamento internacional seja direcionado para projetos da agenda coletiva construída pelos Estados da Amazônia. Ele apresentou o Consórcio dos Estados como uma nova alternativa para a captação e financiamento de projetos.

    Walez Góes entregou ao embaixador da Noruega, Nils Martin Gunneng, o Plano Estratégico do Consórcio, assim como ao embaixador da Alemanha, Georg Witschel, e do Reino Unido, Vijay Rangarajan. O plano contém as diretrizes básicas sobre em que áreas os Estados Amazônicos pretendem investir prioritariamente.

    “É desafiador para todos os Estados manter o combate ao desmatamento e as práticas ilegais. O consórcio amadureceu, dialogou muito intensamente e agora temos um nível de organização em que podemos pleitear não só recursos, mas indicar quais áreas são mais importantes, incluindo as que podemos transformar em ativos ambientais”, explicou o presidente do consórcio.

    O governador do Pará, Helder Barbalho, ponderou que o Estado não pode ficar exclusivamente dependente desses recursos e disse que espera o apoio dos países para os projetos e ações estaduais, como por exemplo, o fortalecimento da fiscalização e também das estruturas de combate aos incêndios.

    "Reforçamos com as embaixadas desses países o desejo dos governos estaduais de parceria com aqueles que queiram ajudar o Brasil, respeitando a soberania nacional e apresentando as propostas e projetos que ajudem estes estados a saírem da crise do desmatamento, bem como combaterem os focos de queimada e também a construírem de um desenvolvimento sustentável”, analisou Helder Barbalho.

    Ainda de acordo com o governador do Pará, foi acertado que o Fundo Amazônia será preservado, visto que tanto os chefes de Estado quanto os embaixadores acreditam que a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento da região.

    “O Fundo continuará, mas isto não exclui a possibilidade de construir conjuntamente com os governadores da Amazônia uma alternativa paralela que pode ser tratada com cada estado da Amazônia Legal, como também por meio do Consórcio de Governadores”, informou o chefe do Executivo do Pará.

    Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o encontro foi importante para que os países conhecerem as propostas, mas também as dificuldades e peculiaridades de cada região da Amazônia.

    “Está na hora do mundo começar a refletir qual a importância da Amazônia. Você ajuda a Amazônia com recursos para dar condições mínimas para levar riqueza para o nosso povo. E riqueza a gente leva quando proporciona melhor qualidade de vida para o nosso povo”, destacou o governador amazonense.

    O embaixador da Noruega destacou que a agenda marcou o início de tratativas para estabelecer mais um canal de parcerias, além do Fundo Amazônia.

    “Este encontro foi importante para entendermos as prioridades definidas pelos governos e, assim, poder construir uma parceria direta com os governos da Amazônia. Podemos trabalhar em conjunto. O fundo Amazônia é uma boa ferramenta, mas não é a solução pra tudo, portanto, precisamos fortalecer outras parcerias”, considerou Gunneng.

    Os países que financiam o Fundo Amazônia sinalizaram que continuarão o apoio ao projeto e que estão negociando com o governo federal a liberação dos recursos já garantidos. "A ideia é fortalecer o Fundo Amazônia. Eles estão em conclusão de diálogo junto ao Ministério de Meio Ambiente para que seja anunciada, nos próximos dias, a retomada dos investimentos do projeto", concluiu Helder Barbalho.

    Além disso, os representantes das embaixadas também garantiram que estão dispostos a colaborar diretamente com os governos estaduais, e avaliam a possibilidade da criação de um fundo para o Consórcio da Amazônia Legal, como instrumento de parceria internacional.

    NOVA REUNIÃO

    Em 30 dias haverá uma nova reunião com as três embaixadas, para que apresentem as respostas dos países às demandas expostas pelos estados no encontro. Entre as propostas apresentadas estão a necessidade de apoio para a regularização fundiária e o fortalecimento das estratégias de tecnologias, além do aprimoramento produtivo para que o aumento da produção não esteja vinculado ao desmatamento e, por fim, o Zoneamento Econômico Ecológico.

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade