• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 23 de abril de 2024 11:55:18
Nordestinas
  • 13/09/2019 13h09

    NOTÍCIA BOA: Presidente retirou sonda; ele terá alta em três ou quatro dias a partir de uma dieta pastosa

    Luiz Macedo deu explicações
    Foto: Marcelo Casal/ Agência Brasil

    Doutor Macedo deu explicações

    (Brasília-DF, 13/09/2019) Ontem,12, o presidente Jair Bolsonaro em seu live semanal no Facebook fez uma aparição rápida usando a sonda nasogástrica, mas foi informado que na manhã desta sexta-feira,13, a equipe médica que acompanha o chefe de governo informou que retirou o tubo que entrava pelo nariz e ia até o sistema digestivo para retirar o excesso de gás e líquido.

     “Nós pudemos tirar a sonda gástrica porque a drenagem dela foi bem reduzida. Ele começou a ter função intestinal”, destacou o cirurgião-chefe da equipe que acompanha o presidente, Antônio Luiz Macedo.

    A partir dessa medida o presidente vai poder receber, gradualmente, uma dieta líquida. “Eu acabei de tirar a sonda, fica perigoso aumentar rapidamente a ingestão líquida sem a gente saber como o intestino está reagindo”, explicou Macedo. Com isso e por isso, está mantida, simultaneamente, a alimentação endovenosa (pelas veias), complementando a quantidade necessária de nutrientes.

    O boletim médico divulgado hoje pelo Hospital Vila Nova Star, onde o presidente está internado desde o fim de semana, diz que Bolsonaro teve “melhora acentuada dos movimentos intestinais”.

    ALTA

    O Presidente, pelo que destaram os médicos, só terá alta, que “deverá ser três ou quatro dias”, após ele começar a suportar ao menos a dieta cremosa ou pastosa, com alimentos mais consistentes e que fornecem a quantidade de calores necessárias para as atividades cotidianas.

    O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, afirmou que está mantida a viagem de Bolsonaro para a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). “O planejamento permanece. Nós iremos a Nova York no dia 22 e o presidente discursará, no dia 24, na assembleia das Nações Unidas”, informou.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade