• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 18 de abril de 2024 07:02:20
Nordestinas
  • 21/02/2019 07h38

    FORUM DOS GOVERNADORES: Reunião começa com presença dos ministros Onyx e Paulo Guedes

    Os governadores nordestinos estão presentes, mas não falaram quando chegaram; Se pronunciaram na entrada apenas os gestores do DF, RJ, SP, RS e de Goiás
    Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

    Ministros já estão com os governadores para explicar a reforma da Previdência

    ( Publicada originalmente às 11h 38 do dia 20/02/2019) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 21/02/2019)  O III Fórum Nacional dos Governadores previsto para debater a reforma do sistema previdenciário nesta quarta-feira, 20, já teve o seu início.  A previsão era de que o encontro oficialmente se iniciaria às 8 horas 30. Alguns governadores tuitaram dizendo que tinha chegado no horário, mas o evento só se iniciou por volta das 1º horas.  Os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Economia, Paulo Guedes, representam o presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL) no encontro.

    Os governadores nordestinos, como todos os 27 demais, já estão presentes.No entanto, não falaram à Imprensa quando chegaram ao local da reunião, que está acontecendo no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) localizado no Setor de Clubes Sul de Brasília, próximo ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) onde funcionou a transição governamental.

    Os únicos governadores que se pronunciaram à entrada do local do evento foram os gestores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC); de São Paulo, João Dória Jr(PSDB); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); e de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

    "Pela primeira vez na história do Brasil se separa previdência da assistência. Isso é um fato histórico [para promover uma] assistência mais fraterna para quem precisa e não tem condições. Além disso nós consertamos o navio atual que está com o casco quebrado de forma que ele possa navegar, ainda, por dezenas de anos. Receber as novas pessoas no atual sistema e pagar em dia as aposentadorias", comentou o ministro Onyx quando da sua chegada ao Fórum Nacional dos Governadores.

    "E para isso se estabeleceu um critério de quem paga mais, recebe mais; e quem ganha menos, recebe menos. Inclusive com 0,5% pago hoje pelas pessoas da baixa renda que é um instrumento de grande injustiça social. Além disso a nova previdência abre uma expectativa para o Brasil como algo com o regime de capitalização que vai permitir para os jovens e para os nossos filhos a aposentadoria", complementou.

    Sobre o encontro com os governadores, Onyx afirmou que espera apoio deles para que a reforma no sistema previdenciário se efetive. "E aos governadores vamos dar toda a condição de poder junto com as bancadas federais, cada um dos deputados, cada um dos senadores, de conseguir a vitória nos dois turnos na Câmara e nos dois turnos do Senado", completou.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade