• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 27 de abril de 2024 01:25:02
Nordestinas
  • 17/01/2019 07h55

    PARAÍBA:João Azevedo, reunido com Gustavo Canuto, pede terceiro Eixo da Transposição; em abril, Governo Federal deverá apresentar programa de investimentos que deve atender a Paraíba

    Um total de 66 obras hídricas irão para o Nordeste
    Foto: assessoria do Governo da Paraíba

    João Azevedo e secretários foram recebido por Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional

    ( Publicada originalmente às 16h 17 do dia 16/01/2019) 

    (Brasília-DF, 17/01/2019) Foi divulgado ontem, 15, pelo Governo Federal que em abril será apresentando uma programação de investimentos federais em obras hídricas, especialmente para atender o Nordeste.  Hoje, 16, o governador da Paraíba,  João Azevêdo, foi recebido pelo  ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Azevedo apresentou as demandas da Paraíba na área de recursos hídricos e reforçou a importância da execução do Terceiro Eixo da Transposição do Rio São Francisco – conhecido como Ramal Piancó – que permitirá a distribuição da água do São Francisco por toda a Paraíba até o Rio Grande do Norte, a partir do município de Conceição, no Vale do Piancó.

    “Essa é uma obra fundamental para garantirmos a segurança hídrica na Paraíba”, reforçou João Azevêdo.

    O governador paraíbano, segundo sua assessoria pois o ministro Canuto também não falou à Imprensa - recebeu a garantia de que, ainda este ano, será elaborado o projeto executivo da obra para que o governo possa buscar recursos junto ao Orçamento Geral da União para abrir a licitação, e na sequência, contratar a empresa que irá executá-la.

    O chefe do Executivo estadual também cobrou do Ministério do Desenvolvimento Regional a liberação de recursos para a conclusão do Canal Acauã-Araçagi, que possui 112 quilômetros de extensão e levará água a dezenas de municípios do Brejo paraibano.

    “Nós contamos com recursos para os primeiros seis meses, mas precisaremos de mais investimentos para concluir o Canal”, observou.

    O governador também reivindicou ao ministro Gustavo Canuto pleitos relacionados à barragem de Retiro, ao Sistema Camalaú e à adutora de Boqueirão e adiantou as demandas futuras do Estado que serão encaminhadas ao Ministério.

    “Nós vamos encaminhar pleitos para a adutora da microrregião próxima a Catolé do Rocha, para obras complementares da Transposição, em termos de adutora, e a conclusão da adutora do Curimataú. Enfim, tivemos a oportunidade de resgatar uma série de pleitos que o ministro se propôs a dar continuidade a essas discussões da maneira mais ágil possível”, resumiu o governador.

    Canuto e Azevedo se reencontram, pois o primeiro foi secretário da Integração no

    governo Temer e Azevedo era secretário do Governo Ricardo Coutinho

    Os secretários do Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza, e o secretário da Comunicação Institucional, Luís Tôrres, acompanharam o governador João Azevêdo na audiência.

    SEGURANÇA HÍDRICA

    O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável por coordenar toda a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) do Governo Federal, está prevendo investimentos de R$ 25 bilhões em 114 obras estruturantes para ampliar o abastecimento de água no País.

    Do total de projetos, 66 estão na região Nordeste, área que mais sofre com a seca. As iniciativas fazem parte do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), em elaboração pela Agência Nacional de Águas (ANA) e que deverá ser lançado em abril deste ano. "Nossa meta é apresentá-lo durante a cerimônia de cem dias de governo", disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, via assessoria de imprensa. A Paraíba, certamente, vai receber muitas desses obras hídricas no Nordeste.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade