• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 08:39:01
Nordestinas
  • 17/07/2018 11h11

    Comissão do Senado vai realizar audiências na PB e RN para pressionar governo a cumprir calendário da Transposição

    Fátima Bezerra preside as audiências públicas, que começa nesta terça-feira no Rio Grande do Norte
    Foto: Agencia Senado

    Fátima Bezerra é presidente da CDR

    (Brasília-DF, 17/07/2018) A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, presidida pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), vai realizar neste segundo semestre uma série de audiências públicas em municípios do Rio Grande do Norte e Paraíba para mobilizar a população e ao mesmo tempo pressionar o governo Michel Temer a cumprir com o calendário de conclusão das obras de Transposição do Rio São Francisco, mais especificamente o Eixo Norte.

    O ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade, garantiu aos integrantes na Comissão que as obras da transposição serão entregue até o final deste ano.

    Novo calendário

    A obra está atrasada por causa da desistência de duas empresas que estavam responsáveis pelo empreendimento, que alegaram problemas financeiros para cumprir o contrato. Contudo, as obras foram retomadas em março, com a entrada de um novo consórcio.

    De acordo com o Ministério da Integração, o novo calendário da Transposição é: em agosto as águas serão disponibilizadas para o Ceará, e em setembro e outubro seria distribuídas para Paraíba e Rio Grande do Norte.

    Mobilização

    A senadora Fátima Bezerra disse que a ideia é realizar três audiências públicas em municípios do Rio Grande do Norte e Paraíba para pressionar o governo a cumprir com o calendário

    “Essas audiências são exatamente para conclamar a população a se engajar nesta luta para que esta obra não seja mais adiada. E seja entregue no prazo previsto. Ou seja as águas sejam liberadas este ano, como garantiu o ministro”, explicou a senadora.

    Segundo ela, a obra está em andamento. “São cerca de 3 mil homens trabalhando em três turnos. Ele assegurou que as obras seriam concluídas este ano”, reforçou.

    Cobrança

    A senadora potiguar avisou que os integrantes da CDR vão continuar  cobrando a manutenção desse novo calendário. Ela lembrou que a Transposição é a única forma de garantir segurança hídrica a cerca de 12 milhões de pessoas que vivem no semiárido nordestino.

    O Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco começa em Cabrobó (PE), onde é feita a captação das águas. De lá o canal se estende por 260 quilômetros para levar águas para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

    (Por Gil Maranhão. Agência Política Real. Edição: Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade