• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 10:26:51
Nordestinas
  • 18/05/2018 15h56

    NE: governadores de partidos de centro evitaram Fórum de Recife; Flávio Dino foi o único governador de partido de esquerda que faltou ao encontro

    Veja a íntegra da Carta do Recife
    Foto: Ascom/Ce

    Camilo Santana, o polêmico, falou no Fórum de Recife

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 18/05/2018) O Forum dos Governadores do Nordeste e Minas Gerais realizado na manhã desta sexta-feira, 18, em Recife(PE), foi marcado por um anti clímax político.  O encontro marcado pela presença de um grupo destacado de governadores de partidos da chamada centro-esquerda – quatro governadores do PT e dois do PSB – tinha tudo para ser muito mais do que um dos já tradicionais encontros de governadores nordestinos para definir ações conjuntas voltada para temas regionais ,que, posteriormente, são apresentados ao Governo Federal.  Às vésperas do período eleitoral, e com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, era tido como certo que se iria discutir uma ação de partidos desse campo político em torno de uma ação conjunta.  Acabou não sendo.

    Tudo porque a cúpula nacional do PT articulou com as bancadas federais no Senado e Câmara uma nota desautorizando quem quer seja a discutir alternativas à candidatura do ex-presidente Lula, preso em Curitiba(PR), e que deverá ser impedido de ser candidato face a chamada “Lei da Ficha Limpa”.   Os governadores do chamado campo centrista ou conservador, como Belivaldo Chagas(PSD) do Sergipe e Renan Filho(MDB), de Alagoas, ou não foram ao encontro ou não assinaram a Carta Aberta do Recife, ao final divulgada.  O único governador do chamado campo de esquerda a se ausentar ao evento foi o governador Flávio Dino, do Maranhão, filiado e estrela do PC do B, que tem candidato à Presidência da República. É bom destacar que o governador Robinson Faria(PSD) acabou comparecendo

    O govenador Renan Filho até foi a Recife e esteve com os governadores, mas alegando agenda não ficou para o encontro oficial. 

    O governador do Ceará, Camilo Santana(PT) - presente ao encontro - que deu as declarações mais polêmicas para o petismo ao defender uma discussão aberta para o impedido de Lula - foi mais adiante, sugerindo um acordo do PT com o PDT de Ciro Gomes, em discurso, defendeu que se tem que ter diálogo, muito diálogo.

    “Quero parabenizar os governadores e a todos que participaram deste encontro. Falta mais diálogo para este País, mais diálogo entre os estados e a federação para que a gente possa construir os rumos e as saídas para a crise. Há uma preocupação enorme nossa sobre o futuro do Brasil, em especial da nossa querida região. Partimos em defesa das conquistas públicas que o nordeste conquistou ao longo dos anos. Precisamos retomar o crescimento do Brasil”, discursou Camilo.

    Veja a CARTA ABERTO DOS GOVERNADORES DO NORDESTE E DE MINAS GERAIS.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade