• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 03:06:39
Nordestinas
  • 18/05/2018 14h03

    Humberto Costa diz que debate sobre privatização da Chesf terá destaque na pauta do Fórum dos Governadores do Nordeste, além da sucessão nacional

    Líder do PT no Senado Federal reforça que gestores nordestinos são contrários à privatização da Eletrobras e suas subsidiárias
    Foto: internet

    Humberto Costa fala antes do início do fórum dos governadores

    (Brasília-DF, 18/05/2018) O senador Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado Federal, afirmou o debate sobre privatização da Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco (Chesf) terá prioridade entre os temas da pauta do Fórum dos Governadores do Nordeste, que acontece nesta sexta-feira, 18, em Recife (PE).

    Ele acredita que a sucessão presidencial e as sucessões em cada estado também contam da ordem do dia do evento.

    Além dos nove governadores da região, participam do encontro o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). Deputados federais, senadores e outros convidados.

    Pacto Federativo

    Humberto Costa disse que a reunião é um bom momento para discutir o Pacto Federativo e as questões que envolvem a Bacia do Rio São Francisco

    “Acredito que o encontro abordará o tema do Pacto Federativo, uma nova redistribuição de responsabilidades dos recursos públicos arrecadados pelos diversos lançamentos da União, estados e municípios, e o principalmente sobreo sistema elétrico nacional e a Chesf”, enfatizou o senador, antes do início da reunião, que acontece de portas fechadas, no Palácio Campos das Princesas, sede do governo de Pernambuco.

    Privatização da Chesf

    Segundo Costa, os governadores do Nordeste são, em maioria, contrários à privatização da Eletrobras e de suas subsidiárias, como a Chesf. O tema está em discussão no Congresso Nacional, desde o início do ano.

    “Todos, aqui, têm uma posição muito clara em serem contrários a esse processo, por entenderem, especialmente no caso da Chesf, o seu papel estratégico e relevante para o Nordeste, a grande quantidade de comunidade que são atendidas pela Companhia, e também o segmento empresarial que necessita de energia”, disse o senador

    “Essa privatização vai levar ao aumento significativa das tarifas da energia elétrica, ao um processo de privatização do próprio rio São Francisco e fazer com que a Chesf deixe de cumprir um papel social, por intermédio de vários programas em vários municípios do Nordeste, além da sua capacidade de desenvolver estudos de ciência e tecnologia, como já desenvolveu no passado no que diz respeito às tecnologias de energias alternativas”, reforça.

    Pauta política

    Humberto Costa acredita, também que pauta politica do País, principalmente o processo sucessório ao Palácio do Planalto e aos governos dos estados, farão parte do debate do Fórum dos Governadores do Nordeste.

    “Com certeza. Mas essa pauta está se dando, ou se deu, nos bastidores, em conversas paralelas. Quando se encontram governadores, pessoas que são agentes políticos, esse assunto não deixa de existir. Eu creio que o tema da sucessão nacional e das sucessões estaduais estejam também na ordem do dia”, acrescentou o parlamentar.

    (Por Gil Maranhão. Agência Política Real. Edição: Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade