• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 19:26:31
Nordestinas
  • 18/05/2018 12h30

    Governadores do Nordeste se reúnem em Pernambuco e buscam aliança entre PT, PDT, PCdoB e PSB

    Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, também participa da reunião, que busca unir a esquerda
    Foto: Alexandra Lemos, assessoria do Governador W. Dias

    Governadores do NE e de Minas reunião em Recife

    (Brasília-DF, 18/05/2018) Unir os partidos do campo democrático e popular – PT, PDT, PCdoB e PSB – em torno de uma candidatura de esquerda para apresentar ao Brasil na eleições presidenciais que acontecem em outubro deste ano.

    Este é o objetivo da reunião do Fórum dos Governadores do Nordeste que acontece nesta sexta-feira, 18, em Recife/Pernambuco.

    Além dos nove gestores nordestinos, o encontro na capital pernambucana conta com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), que nesta quinta, 17, reuniu governadores do PT em Belo Horizonte para debater o mesmo assunto.

    Do rio à eleição

    Oficialmente, a reunião é para tratar de ações para a Bacia do Rio São Francisco, além de debaterem uma posição conjunta sobre a privatização da Eletrobras.

    No entanto, o quadro atual político-eleitoral do País, vem preocupando os gestores nordestinos, e vai dominar o debate do Fórum.

    Uma das discussões será como os partidos poderão caminhar de forma conjunta durante as eleições – no âmbito nacional e nos estados -, avaliando a situação de Lula e os nomes que poderiam representar a esquerda em uma grande aliança nacional, como Ciro Gomes, uma vez que determinadas candidaturas hoje postas podem não sobreviver daqui a alguns dias, como revelam as últimas pesquisas de intenção de votos.

    Governadores de esquerda

    Na região Nordeste, os governadores são majoritariamente de partidos da esquerda, e podem dar o primeiro fortalecer essa articulação por uma aliança nacional.

    A região tem três governadores do PT – Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí); dois do PSB – Paulo Câmara (Pernambuco) e Ricardo Coutinho (Paraíba); dois do PSD – Robinson Faria (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas (Sergipe); um do PCdoB, Flávio Dino (Maranhão); e um do MDB, Renan Filho (Alagoas).

    Chapa Ciro-Haddad

    A ideia dos governadores é potencializar o apoio à candidatura do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, do PDT, diante da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem inviabilizado a sua candidatura à Presidência da República. E defender o nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do PT, como vice.

    Quatro governadores já se manifestaram publicamente em favor do nome de Ciro: os três dos PT – Camilo Santana, Wellington Dias e Rui Costa -, e Flávio Dino – cujo partido, o PCdoB, tem como pré-candidata a deputada estadual gaúcha, Manuela D’ ávila.

    O governador de Minas, Fernando Pimentel, também defende aliança Ciro-Haddad. Ele um dos maiores articuladores do apoio dos petistas ao presidenciável do PDT.

    PT e PSB

    O anfitrião da reunião do “Fórum de Governadores” desta sexta, governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que é do PSB, poderá trocar ideias com o governador de Minas sobre a aliança entre seus partidos – PT e PSB, em Pernambuco e em Minas Gerais.

    O jornal “O Globo” desta sexta revela que o PSB não teria aceitado as exigências feitas pelo PT para apoiar a reeleição de Paulo Câmara – que é o: apoio a Lula ou a quem ele indicar (se não for candidato) e a retirada da candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), ao governo de Minas, para apoiar a reeleição de Pimentel.

    A última reunião do Fórum dos Governadores do Nordeste aconteceu no início de abril, no Piauí. Após o encontro foi divulgada a “Carta de Teresina”, que ficou apenas no papel.

    (Por Gil Maranhão. Agência Política Real. Edição: Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade