• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 03:41:18
Nordestinas
  • 13/04/2018 13h03

    TRANSPOSIÇÃO – Comissão da Câmara Federal promove seminário no Ceará para debater revitalização do rio São Francisco

    Na próxima semana, colegiado definirá roteiro de visitas dos parlamentares às hidrelétricas de Sobradinho e Paulo Afonso, na Bahia
    Foto: Verdinha AM

    Raimundo Matos é deputado federal

    (Brasília-DF, 13/04/2018) A Comissão Externa da Câmara Federal que acompanha as obras de transposição das águas do Rio São Francisco, presidida pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), promove nesta sexta-feira, 13, na Assembleia Legislativa do estado do Ceará, em Fortaleza, seminário para debater o tema.

    Para o debate foram convidados deputados estaduais, autoridades dos três poderes, representantes de entidades e organizações que atuam na área do meio ambiente e dirigentes de organismos ligadas às obras de transposição das águas do Velho Chico.

    O cronograma da transposição, andamento dos trabalhos no estado do Ceará, as obras de saneamento ao longo do canal obras, ações de preservação da mata ciliar (as margens do rio) e o programa de revitalização do São Francisco são alguns temas a serem abordados no seminário.

    Gestão da água

    De acordo com Raimundo Mato, nos debates também serão abordadas as polêmicas sobre a gestão da água da transposição, e também o custo dessa água para a população.

    Outro ponto do seminário é sobre a conclusão do Eixo Norte – que abastecerá os municípios cearenses. Com a presença de várias entidades - inclusive de fora do Ceará.

    Hidrelétricas

    A Comissão Externa da Transposição do Rio São Francisco foi instalada em 2016 e vem nesses dois anos realizando audiência públicas no Congresso Nacional e em estados banhados pelo rio São Francisco, envolvendo autoridades e órgãos ligados ao Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional Projeto, do Ministério da Integração Nacional.

    Os parlamentares também já realizaram várias visitas a municípios próximos à nascente e banhados pelo São Francisco, para ver in loco a real situação deste que é um dos mais importantes rios do Brasil e, em especial, para a população da região Nordeste.

    Segundo o deputado Raimundo Matos, na próxima semana o colegiado vai se reunir para definirá o roteiro de novas visitas, como ao Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, na cidade do mesmo nome, na Bahia. Outra visita será à Usina Hidrelétrica de Sobradinho, situada nos municípios de Sobradinho e Casa Nova, estado da Bahia, e a 40 quilômetros das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

    (Por Gil Maranhão. Agência Política Real. Edição: Genésio Jr.)

     
     

Vídeos
publicidade