• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 06:45:54
Nordestinas
  • 21/03/2018 08h59

    Rui Costa repudia decisão de fechar fábrica de fertilizantes da Petrobras na Bahia e Sergipe

    Decisão da Petrobrás foi anuncia hoje e vem tendo forte reação na Bahia e Sergipe
    Foto: site Diário da Conquista

    Rui Costa deu declaração nas redes sociais sobre fechamento da Fafen

    ( Publicada originalmente às 18h 02 do dia 20/03/2018) 

     

    (Brasília-DF, 21/03/2018) O governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA), publicou hoje em suas redes sociais uma nota de repúdio à decisão da direção da Petrobras de promover o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen), no Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia, e outra unidade em Sergipe.

    "O nosso Brasil está se afirmando com uma das principais nações do mundo no agronegócio. E a nação que quer ser o celeiro do mundo fecha duas fábricas de fertilizantes e cabe a pergunta: o que o governo federal quer fazer com o Nordeste brasileiro fechando uma empresa tão importante?", questionou. "E vai a nossa indignação, o nosso repúdio com essa postura do governo federal".

    Para Rui, o fechamento da Fafen trata-se de uma resolução do governo federal que segue na contramão dos interesses não apenas da Bahia e de Sergipe, mas de todo o agronegócio do país, na medida em que contribui para o desmonte das principais distribuidoras de fertilizantes, levando o segmento a tornar-se cada vez mais dependente dos grupos multinacionais com sede no mercado externo e, consequentemente, dos preços cotados na moeda americana.

    “Vamos nos mobilizar junto à bancada baiana de parlamentares no Congresso Nacional repudiando o posicionamento do Governo Federal em relação ao desmonte das unidades, que afeta diretamente a indústria brasileira”, disse Rui. “Vou conversar com o governador de Sergipe para reagir contra essa medida inconsequente e irresponsável, que não pensa nos interesses nacionais. São mais de duas mil pessoas que poderão perder o emprego, nos dois estados, e que deixará o segmento do agronegócio exposto aos interesses das multinacionais”.

    A FAFEN

    A Fafen é responsável pela fabricação de dois dos principais fertilizantes empregados na produção agropecuária, a ureia e a amônia. Os dois produtos são utilizados na produção de milho, feijão, cana-de-açúcar, e outros produtos. A amônia, por exemplo, é usada na indústria alimentícia e na produção de desinfetantes, tinturas de cabelo e fertilizantes nitrogenados, como a ureia, sulfato de amônio e nitrato de amônio.

    “Não podemos compactuar com essa medida arbitrária que prejudicará diretamente os estados da Bahia e de Sergipe, bem como nossos trabalhadores e, mais diretamente, a produção agrícola, segmento que vem sustentando o PIB Nacional com desempenho crescente, na contramão dos demais segmentos da economia”, declarou. “Vemos nessa atitude da Petrobras mais uma agressão aos interesses do povo brasileiro, que, se confirmada, provocará, a médio prazo, a elevação de preços agrícolas em decorrência da dependência externa na aquisição de fertilizantes”.

    O governador pontuou ainda que vamos medir esforços para que o fechamento da fábrica seja revertido.

    “Não permitiremos que a Bahia seja prejudicada, mais uma vez, por conta de ações perpetradas pelo Governo Federal contrárias ao interesse nacional. Vamos nos mobilizar, nós, baianos, junto com a nossa bancada no Congresso Nacional contra essa decisão irresponsável anunciada pela Petrobras. É o desmonte da indústria nacional que significa o prejuízo para todos os brasileiros”, concluiu

    (da redação).


Vídeos
publicidade