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Nordestinas
  • 12/01/2018 08h25

    Maurício Quintella inaugura trecho de duplicação da BR 135 no Maranhão; Moreira Franco representará Temer

    Obra liga a Ilha de São Luís ao continente e a destinos turísticos como Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas
    Foto: site G1

    Ministros Moreira Franco e Quintella Lessa inauguram no Maranhão, hoje

    ( Publicada originalmente às 08h00 do dia 11/01/2018) 

     

    (Brasília-DF, 12/01/2017) O presidente Michel Temer será representado pelo secretário-geral da Presidência da República, ministro Moreira Franco, nesta quinta-feira, 11, na cerimônia de inauguração do trecho duplicado da BR-135, entre a localidade de Estiva, em São Luís - após a ponte do Estreito dos Mosquitos - e o município de Bacabeira. A obra será inaugurada pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella.

    A rodovia liga a Ilha de São Luís ao continente e a destinos turísticos como Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas. A obra começou em 2012, no governo de Roseana Sarney, e foi agilizada pelo governo de Flávio Dino. O trecho duplicado é o considerado o de maior índice de acidentes no estado do Maranhão.

    Tanto Flávio como Roseana foram convidados pelo ministro dos Transportes para a inauguração. Contudo, por estar em viagem de férias, Flávio deverá ser representado pelo vice-governador Carlos Brandão, que responde pelo governo desde o dia 02.

    A duplicação

    A duplicação desse trecho da BR 135 faz parte do programa "Agora, é Avançar", lançado pelo Governo Federal no início de novembro de 2017, com o objetivo de retomar e concluir mais de 7 mil obras inacabadas pelo Brasil. O evento é aberto para a imprensa e acontecerá às 9h30, na BR-135/MA, Km 25, após a ponte do Estreito dos Mosquitos. 

    Quintella e Moreira Franco vão percorrer os 35 quilômetros da BR 135, entre Estiva (São Luís) a Bacabeira, que foi duplicado, e dará a obra por concluída. Na oportunidade, o ministro dos Transportes deverá anunciar outras medidas que estão sendo tomadas pelo Governo Federal no setor de infraestrutura de transporte.

    As duas pistas, em toda a extensão já duplicada, foram liberadas para o tráfego de veículos em dezembro, embora ainda faltem as obras de arte – meio-fio, sinalização horizontal e vertical e outras – para que a obra seja considerada concluída em definitivo.

    Turismo

    O trecho duplicado vai até a cidade de Bacabeira, onde há o entrocamento com a MA 110 e a BR 402 que levam aos Lençóis Maranhenses, um destinos turísticos mais visitados do Maranhão. Além destes 35 quilômetros, as obras estão sendo executadas a fim de garantir a duplicação até Miranda do Norte, onde há uma bifurcação com a BR 222.

    As obras na BR 135 foram iniciadas em 2012 e sofreu uma paralisação em 2015, por uma série de problemas envolvendo as empresas contratadas para sua execução.

    Complexidade Técnica

    O trecho mais complicado foi o compreendido entre São Luís e Perizes de Baixado, o Campo de Perizes,  devido à complexidade técnica por causa da existência de espessa camada de argila orgânica de consistência “mole” e “muito mole”, com profundidades que variam de 4 a 20 metros, o que exigiu a consolidação/adensamento do material subjacente à pista para sustentar as camadas de pavimentação rodoviária.

    A BR-135/MA tem um volume diário de 25.000 veículos e é o único acesso terrestre à Ilha de São Luís, capital do Maranhão. A duplicação dessa rodovia traz melhor fluidez do tráfego e expandirá sua capacidade de transporte, visando atender à crescente demanda de deslocamento de pessoas e cargas entre a capital e o interior do continente que contam com a presença de empresas de grande porte, principalmente nos ramos industrial e exportador.

    A duplicação da BR 135/MA foi um desafio e um marco da engenharia rodoviária no Brasil.  Na fase da obra que avançou sobre o trecho de solo mole do Campo de Perizes, foi necessário realizar o melhoramento do solo com colunas de brita, uma moderna tecnologia construtiva que foi usada pela primeira vez no Brasil em uma extensão tão grande (18 km).

    (Por Gil Maranhão. Agência Política Real – com informações. Edição: Genésio Jr.)


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