• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 02:15:16
Nordestinas
  • 17/11/2017 14h00

    Lula e Ciro vão à busca de apoio dos comunistas para 2018 no Congresso do PCdoB, que começa nesta 6ª

    Evento terá caravana internacional e vai discutir projeto de governo para apresentar nas eleições do próximo ano
    Foto: site GGJ

    Lula e Ciro Gomes querem os votos dos comunistas

    (Brasília-DF, 17/11/2017) Dois pré-candidatos à presidência da República em 2018 - o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) – vão marcar presença no 14º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que será aberto nesta sexta-feira, 17, às 15h30, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

    O evento se estenderá até domingo. Após a abertura desta sexta, o PCdoB fará um ato público de apresentação da pré-candidatura da ex-deputada federal gaúcha, Manuela D’Ávila, à presidência da República.

    A presença de Lula e Ciro estão agendadas para a tarde deste sábado. O horário não foi confirmado pelas assessorias dos dois pré-candidatos e nem pela organização do Congresso.

    Aliados

    PT, PDT e PCdoB são velhos aliados e possibilitaram, com outros partidos, a eleição e reeleição de Lula, em 2002 e 2006, e de Dilma Rousseff, em 2010 e 2014.

    São também aliados contra o governo de Michel Temer, e sempre votam juntos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal contra as reformas e medidas do Palácio do Planalto.

    Tanto Lula como Ciro, tentam conquistar apoio dos comunistas, no caso da candidatura de Manuela D’Ávila não deslanchar, ou mesmo em um provável segundo turno.

    Projeto de governo

    No seu 14º Congresso, o PCdoB vai discutir projeto de governo para apresentar nas eleições do próximo ano. Em 95 anos da história, é a segunda vez que o PCdoB decide disputar as eleições presidenciais.

    “Em defesa da Nação, da democracia, do desenvolvimento e dos direitos sociais” é o tema central do evento, que deverá contar com mais de mil pessoas estão sendo esperada para o evento, entre delegados, convidados brasileiros, representando todos os estados da federação, além de uma delegação internacional - com mais de 50 convidados estrangeiros, oriundos de 32 países, representando 38 organizações -, segundo informou a organização.

    Deliberações comunistas

    Na opinião da presidenta nacional do partido, deputada federal Luciana Santos (PE), o congresso será um momento máximo de deliberação dos comunistas.

    “Debateremos saídas para a retomada do crescimento, para o fortalecimento do Estado como indutor do desenvolvimento, para a consolidação da democracia”, disse a presidente.

    Luciana ressaltou que além da aprovação de uma Resolução Política que guiará os comunistas no próximo período, os mais de 650 delegados e delegadas elegerão a nova direção nacional do Partido. O novo Comitê Central será apresentado ao plenário após apuração resultado eleitoral que deve ocorrer a partir das 16 horas do domingo (19), último dia do Congresso.

    (Por Gil Maranhão. Agência POKolítica Real, com informações da assessoria. Edição: Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade