• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 05:16:11
Nordestinas
  • 18/10/2017 06h40

    Bancada federal, governador e comunidade de Brasilia lembram Dia do Piauí; chamou atenção como W. Dias foi atencioso com a Oposição

    Deputado do PSDB do Paraná lembrou a luta do Piauí para manter o Brasil continental
    Foto: André Oliveira especial para a Política Real

    W. Dias falou na sessão de homenagem ao Dia do Piauí

    ( Publicada originalmente às 14h 10 do dia 17/10/2017) 

     

    (Brasília-DF, 18/10/2017) A bancada federal do Piauí, a comunidade piauiense em Brasilia e o governador do Estado, Wellington Dias, participaram da sessão solene que a Câmara dos Deputados realizou na manhã desta terça-feira,17, em homenagem ao 19 de Outubro de 1822, o chamado “Dia do Piauí”, que marca a chamada adesão do Estado à Independência do Brasil anunciada em 22 de abril daquele mesmo ano.  Chamou atenção daqueles que participaram da sessão, que começou em torno das 10 horas e seguiu até às 12h 30 - a postura do governador Wellington Dias, que fez questão de cumprimentar com atenção membros da bancada federal, como o deputado Heráclito Fortes(PSB-PI), que faz oposição aos governos petistas.

    A sessão solene foi aberta pelo deputado Assis Carvalho(PT-PI), que foi quem solicitou a sessão em homenagem ao Piauí. Ele fez questão de agradecer a todos os presentes assim como saudou a comunidade piauiense em Brasilia.  Ele convocou a presidente da Associação Cultural dos Amigos do Piauí(Acampi), Alexandra Pires, que participou da mesa dos trabalhos e fez uma fala emocionada de “amor pelo Piauí”.  O primeiro deptuado a falar foi o deputado Paes Landim(PTB), houve ainda a fala dos deputados Maia Filho(PP-PI), Átila Lira(PSB-PI), senadora Regina Sousa(PT-PI), Júlio César Lima(PSD-PI), Silas Freire(PODE-PI), senador Elmano Férrer(PMDB-PI) e o deputado Heráclito Fortes(PSB-PI). 

    O deputado Assis Carvalho disse, em discurso, que vem tratando de lembrar todas as datas importantes da identidade piauiense.

    “No sentido de contribuir para dar visibilidade a essa participação, é que pedimos três sessões solenes, que destacaram as datas históricas de 24 de janeiro (com a sessão dos 300 anos de Oeiras, em agosto deste ano), o 13 de março (com as homenagens aos heróis do jenipapo, em março) e, agora, o 19 de outubro (na sessão de hoje, Que homenageia o aniversário de 195 anos da adesão do Piauí à independência do Brasil, disse.

    O deputado Júlio César Lima(PSD-PI) especialista em desenvolvimento, ele que é coordenador da Bancada do Nordeste,  disse que o ponto alto neste últimos tempos é que a economia do Piauí já avança em relação do PIB nacional. “Em meados da década de 90, o Piauí tinha metade do PIB per capito do Nordeste e agora já tem 0,67% do PIB per capito nacional”, disse.

    Início da homenagem da bancada do Piauí por conta do 19 de outubro( Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

    O senador Elmano Férrer(PMDB-PI), que foi prefeito de Teresina, lembrou do passado, mas destacou o futuro.

    “Nos orgulhamos do nosso passado, mas é o momento para pensarmos no nosso futuro. Queremos um novo Piauí, um estado preparado para enfrentar os desafios do Século XXI , com mais desenvolvimento econômico, menos desigualdade social, mais oportunidades para nosso povo. Queremos piauienses orgulhosos de sua terra, do seu esforço, com autoestima elevada e com força de vontade para superar os problemas que ainda assolam nosso Estado”, disse.

    O deputado Heráclito Fortes(PSB-PI) exaltou o Piauí e lembrou seus anos de trabalho pelo Estado. Destacou grandes momentos da luta piauiense.  Ressalte-se que Fortes, que já travou alguns embates com o deputado Assis Carvalho nesta legislatura, elogiou o deputado do PT pela condução dos trabalhos.  Ao final da fala do deputado pelo PSB, o governador Wellington Dias, deixou seu lugar na mesa dos trabalhos e foi cumprimentar Fortes. 

    Deputados de outros estados que foram dar presença no plenário Ulysses Guimarães, como o deputado Luiz Carlos Hauly(PSDb-PR), relator da Reforma Tributária, se manifestaram.  Hauly ressaltou  que “a luta do Piauí foi fundamental para manter o Brasil Continental”, disse. Hauly destacou que momentos como os proporcionados pela bancada do Piauí são importantes quando mostrar a importância do Brasil unido, ele que se colocou contra as posições de alguns sulistas que são favoráveis a criação de um país sulista. Também falaram em homenagem ao Piauí os deputados Chico Alencar(Psol-RJ), filho de piauiense, Edmilson Rodrigues(Psol-PA) e Benedita da Silva(PT-RJ).

    Confira a íntegra da fala do deputado Assis Carvalho:

     

    Senhoras e Senhores que acompanham esta sessão especial ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara; e também ao vivo pelas redes sociais, via internet.

    Senhoras e Senhores que estão aqui, neste plenário, participando desta homenagem ao Dia do Piauí,

    Agradeço, honrado, a cada um e cada uma que atendeu ao nosso convite para acompanhar essa solenidade, seja de forma presencial, seja pelos meios virtuais.

    Agradeço ao Parlamento pela oportunidade da realização desta sessão solene em homenagem aos 195 anos da adesão do Piauí à independência do Brasil, que acontece no próximo dia 19 de outubro.

    “VENDO A PÁTRIA PEDIR LIBERDADE, O PRIMEIRO QUE LUTA É O PIAUÍ”

    É com esse trecho do hino do meu estado que inicio este discurso e trago um breve relato histórico do marco libertário do Brasil, construído pela corajosa resistência do povo do nosso país.

    No Piauí, tivemos quatro acontecimentos que foram de suma importância para a consumação da independência do Brasil. O primeiro deles foi o levante de Parnaíba, em 19 de outubro de 1822; a declaração de emancipação brasileira, em Piracuruca, em 22 de janeiro de 1822; a Declaração de Independência de Oeiras, em 24 de janeiro de 1823 e a Batalha do Jenipapo, no dia 13 de março de 1823, realizado em Campo Maior – episódios que ficaram de fora dos livros de História.

    No sentido de contribuir para dar visibilidade a essa participação, é que pedimos três sessões solenes, que destacaram as datas históricas de 24 de janeiro (com a sessão dos 300 anos de Oeiras, em agosto deste ano), o 13 de março (com as homenagens aos heróis do jenipapo, em março) e, agora, o 19 de outubro (na sessão de hoje, Que homenageia o aniversário de 195 anos da adesão do Piauí à independência do Brasil).

    E é sobre esta terceira data história (19 de outubro) que passo a discorrer agora.

    Liderado por João Cândido de Deus e Silva, coronel Simplício Dias da Silva, Domingo Dias da Silva, José Ferreira Meireles, Bernardo de Freitas Caldas e Joaquim Timóteo de Brito, o movimento parnaibano fez a aclamação da Independência, na Câmara Municipal de Parnaíba, um mês após o grito do Ipiranga de 7 de setembro. E foi esse levante que afastou de Oeiras, capital da Província do Piauí, o comandante das Armas, o major português João José da Cunha Fidié. A 13 de novembro de 1822 o major Fidié deixou Oeiras e entrou na Parnaíba para combater os revoltosos.

     

    No dia 24 de janeiro de 1823, em Oeiras, Manuel de Sousa Martins proclamou a independência do Piauí de Portugal, desafiando a Coroa Portuguesa, e assumiu a presidência da Junta do Governo.

    Essa proclamação obrigou Fidié a retornar de Parnaíba, para onde tinha se deslocado para sufocar o levante de Parnaíba. Na volta, ele e sua tropa encontraram os heróis do Jenipapo, em Campo Maior – no episódio histórico que ficou conhecido como Batalha do Jenipapo – e que resultou em desdobramentos que culminaram com a consolidação da independência do Brasil.

    Esses movimentos fazem parte de uma etapa importante no processo de emancipação da Colônia brasileira, que até então estava sob domínio de Portugal, mesmo após a Independência ter sido proclamada em 7 de setembro de 1822. Uma etapa, frise-se, protagonizada pela força popular.

    E essa força da resistência, herança dos nossos heróis da independência, continua viva no dia a dia dos piauienses, que lutam contra o preconceito e buscam conquistar e manter seus direitos.

    Mas, Senhor Presidente, não é só de uma linda história de coragem e resistência que vive o povo piauiense. Vive também de um belíssimo patrimônio de cultura popular, de talentos em todas as artes, da cajuína e da culinária espetacular e bem regional, de estórias e lendas, de construções arquitetônicas e paisagens maravilhosas.

    É no Piauí que fica o maior delta das Américas; o único local do Brasil que tem opala. É nesse estado que fica também o Berço do Homem Americano – atestado pelas pinturas rupestres em São Raimundo Nonato - e o maior parque eólico da América do Sul.

    Dos filhos e filhas que percorreram o mundo em busca do fazer diferente, destaco aqui três pessoas que representam bem a fibra piauiense:

    - Sarah Menezes, primeira judoca do Brasil a ganhar medalha de ouro em uma Olimpíada;

    - Nossa Miss Brasil, a piauiense Monalysa Alcântara, que nos representou ao levantar as bandeiras da luta contra o machismo e contra o preconceito racial;

     - Kátia Tapety, a primeira transexual eleita a um cargo político no Brasil - símbolo das lutas e conquistas de gênero.

    Nestes últimos anos de governos petistas - estadual, com Wellington Dias; e federal, nos governos de Lula e Dilma - o Piauí se tornou uma terra promissora, deslanchando suas potencialidades e esperança para o futuro, especialmente em Educação, Saúde, Agricultura Familiar.

    Foi nesse período que pudemos aprender a conviver e aproveitar o ambiente natural adverso. E, hoje, do sol e do vento podemos tirar energia. Foi nesses governos que nossos jovens puderam desenvolver seus talentos com mais acesso ao ensino superior. E que pequenos agricultores tiveram condições de produzir e viver na zona rural em que nasceram, sem precisar se deslocar para grandes cidades.

    Parabenizo a estes governantes que, em poucos anos, trataram o Piauí com o respeito que merece e trabalharam para dar condições de infraestrutura e apoio técnico para que as potencialidades do nosso estado começassem a ser viabilizadas.

    Senhoras e Senhores, diante de tantas conquistas obtidas e potencialidades apresentadas, reforço o meu compromisso enquanto parlamentar de buscar, cada vez mais, melhorias para o nosso estado e o bem estar de cada cidadão.

    Vamos em frente!

    ( da redação com edição de Genésio Araújo Jr) 


Vídeos
publicidade