• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 22:56:24
Nordestinas
  • 21/09/2017 07h10

    Fábio Ramalho quer governo edite medida provisória para potencializar comercialização de produtos artesanais no Brasil

    Polêmica de apreensão de produtos artesanais no Rock in Rio mobilizou produtores mineiros e provocou ato de protesto na Câmara
    Foto: André Oliveira especial para a Política Real

    Fábio Ramalho vai a Rodrigo Maia no Planalto

    ( Publicada originalmente às 19h 32 do dia 20/09/2017) 

     

    (Brasília-DF, 21/09/2017) O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Fabio Ramalho (PMDB-MG), sugeriu nesta quarta-feira, 20, ao governo federal, a edição de uma MP (Medida Provisória) para potencializar a produção, fiscalização e comercialização de produtos artesanais no Brasil, principalmente dos queijos produzidos em várias regiões de Minas gerais, que são referência no mundo.

    A iniciativa de Ramalho toma como base a polêmica de apreensão de produtos artesanais feito em um estante no Rock in Rio no final de semana, e mobilizou entidades, produtores de queijos, linguiças e outros produtos artesanais, chefs de cozinha e a bancada mineira no Congresso Nacional.

    Ramalho teve um encontro na tarde desta quarta com o presidente em exercício da República, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ainda esta semana se reunirá com o presidente Michel Temer

    Apreensão

    Na segunda noite do Rock in Rio, a Vigilância Sanitária do Ri de Janeiro fez a apreensão de de 160 kg queijo artesanal e outros itens produzidos no interior de Minas. Uma parte foi jogada no lixo e outra parte continua retida.

    A alegação foi a falta de um selo de inspeção fiscal. A cena provocou revolta nas redes sociais. Decepcionada, Roberta Sudbrack, eleita em 2015 a melhor chef mulher da América Latina, resolveu, depois do ato, fechar o estande onde vendia os produtos e prometeu doar o restante de seu estoque.

    Ato de desagravo

    No inicio da tarde desta quarta-feira, 20, Fabio Ramalho, juntamente com a bancada mineira, entidades, produtores e chefs de cozinha, promoveram um ato de desagravo, protestando contra o que aconteceu no Rio.

    “O queijo artesanal de Minas é um produto de qualidade, reconhecido no Brasil e vários países, já tendo sido premiado na França. E tanto queijo, como a linguiça e outros produtos artesanais são inspecionados pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária”, informou o presidente da Câmara, durante o ato.

    “Este é um ato de protesto pelo que fizeram os produtos artesanais de Minas no Rio de Janeiro e não vamos aceitar tamanho desrespeito aos produtores e ao nosso Estado”, disse Ramalho

    Participantes

    Do ato de desagravo participaram o ministro da Cultura, Roberto Sá Leitão; representantes dos Ministérios da Agricultura, e dos Transporte; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Pedro Leitão, e uma parte da sua equipe; o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio Magalhães; o presidente da Emater-MG, Glenio Martins, e outros diretores do órgão.

    Também participaram produtores de queijos das regiões de Araxá, Canastra, Campo das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, região do Serro, além de chefs de cozinha de Minas e Brasília, a caçadora de queijos, Rosanna Tarcitanom, e representantes da Frente da Gastronomia Mineira.

    O ato foi seguido de uma degustação, como mais de 10 variedades de queijos artesanais, além doce de leite, goiabada, pé-de-moça, pé-de-moleque, geleia, linguiça suína apimentada  e outros produtos.

    (Por Gil Maranhão. Agência Política Real. Edição. Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade