• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 02:55:14
Nordestinas
  • 21/09/2017 07h10

    SEGURANÇA - Wellington Dias articula encontro de governadores para discutir ações de combate ao crime organizado no País

    Representando Fórum dos Governadores do Brasil, gestor do Piauí quer Congresso Nacional debatendo projetos de segurança pública
    Foto: Floriano Rios, especial para a Política Real

    Wellington Dias, Tião Viana, Ciro Nogueira e Elmano Férrer foram entregar convite a Eunício Oliveira

    ( Publicada originalmente às 18h 37 do dia 20/09/2017) 

     

    (Brasília-DF, 21/09/2017) O governador do Piauí, Wellington Dias, Representando Fórum dos Governadores do Brasil, esteve nesta quarta-feira, 20, em Brasília, intensificando articulações para a realização de um encontro com todos os gestores das 27 unidades federativas para discutir a segurança nacional, com enfoque no reforço das ações de combate ao crime organizado do Brasil.

    Acompanhado do governador do Acre, Tião Viana, que também integra o Fórum, e dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Elmano Férrer (PMDB-PI) e Jorge Viana (PT-AC), Dias se reuniu com o presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), e depois com o presidente em exercício da República, Rodrigo maia (DEM-RJ).

    Encontro no Acre

    Wellington Dias destacou que as articulações que vem sendo feitos pelos governadores das cinco regiões (Nordeste, Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) para a realização de um encontro com os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) no dia 27 de outubro, em Rio Branco, no Acre.

    "Já temos a confirmação do Fórum dos Governadores do Brasil, da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, do presidente do Senado e Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Vamos estar tratando com o presidente Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e já fizemos o convite ao presidente da República, Michel Temer, e a procurador-geral da República, Raquel Dodge", revelou o gestor piauiense.

    Problemas nas Fronteira

    Segundo o governador piauiense, o objetivo do encontro do no Acre é debater uma grande pauta para a área da segurança público do País.

    "É um encontro para que a gente possa, os três poderes juntos, cuidar em primeiro de um grave problema do País, que é a questão da violência, da segurança pública no Brasil", declarou. 

    "Nós temos a entrada de armas, munições, drogas nas nossas fronteiras e precisamos tratar isso", alertou.

    Fundo da Segurança

    Wellington Dias defendeu, ainda a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública, seguindo o exemplo de outras, para uma atuação integrada dos órgãos desta área.

    "Como já foi feito nas áreas da saúde, educação e social, como bons resultados, queremos a criação também o fundo para a segurança pública, um sistema integrado nacional", disse.

    "O exemplo que o Brasil fez, combatendo o crime organizado na época da Copa do Mundo e das Olimpíadas do Rio, aponta que este é o caminho. Ter um Comando Único, integrando Forças Armas, Forças Federais (Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Área de Inteligência), com a Forças Estaduais", explicou.

    "Ou seja, juntando tudo que tiver na área da Segurança em uma única direção, em um plano comum. Trabalhar para a agente vencer a criminalidade. Acredito muito neste caminho", completou.

    O governado do Piauí ressaltou que no encontro com Eunicio Oliveira ficou acertado que após as discussões e votações da pauta da Reforma Política, as duas Casas do Congresso Nacional, Câmara e Senado, vão colocar na Ordem do Dia o tema da Segurança Pública, apreciando projetos que já tramitam no Legislativo.

    Programas/Caixa Econômica

    Na sua agenda, em Brasília, nesta quarta-feira, Wellington Dias revelou que teve audiências com a direção da Caixa Econômica Federal. "Nós temos um conjunto de créditos de programas de governo federal junto com a Caixa Econômica", informou.

    "Havia a necessidade de entendimento entre o governo do Estado, Caixa Econômica, Secretaria do Tesouro Nacional no programa de Infraestrutura. São investimento acima de R$ 300 milhões voltados para ações na área da infraestrutura no estado, como estrada, pontes, saneamento e outras, em todos os municípios", pontou o governador.

    Outro programa, segundo ele, é na área de mobilidade urbana. "Se somando a um programa do Ministério das Cidades com a Caixa Econômica e Banco do Brasil, que é o programa Avança Cidade, com ações de mobilidade urbana e saneamento", concluiu.

    (Por Gil Maranhão. Agência Política Real. Edição. Genésio Jr.)

     


Vídeos
publicidade