• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 10:39:12
Nordestinas
  • 21/09/2017 07h01

    Júlio César quer parlamentares nordestinos empenhados para reverter decisão do TSE de extinguir 600 zonas eleitorais

    Coordenador da Bancada Parlamentar do Nordeste propõe reunião do colegiado com ministro Gilmar Mendes
    Foto: Floriano Rios, especial para a Política Real

    Júlio César com os magistrados que estão contra a redução das zonas eleitorais

    ( Publicada originalmente às 13h 31 do dia 20/09/2017) 

     

    (Brasília-DF, 21/09/2017) O coordenador da Bancada Parlamentar do Nordeste no Congresso Nacional, deputado Júlio César (PSD-PI) defendeu nesta quarta-feira, 20, a formação de uma comissão de parlamentares nordestinos para tratar sobre a extinção de zonas eleitorais na região.

    A ideia é marcar uma reunião do grupo, nos próximos dias, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para reverter essa decisão do tribunal, que atinge os estados, a um ano das eleições.

    Esta manhã, a Bancada do Nordeste organizou um café da manhã, na Câmara dos Deputados, com a participação do presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Jayme Oliveira, e representantes da instituição em vários estados, para debater o assunto. Júlio César avaliou como muito importante o debate com a AMB.

    600 zonas

    “Agora vamos nos organizar para ir uma comissão de deputados, e mais o presidente da AMB, ao ministro Gilmar Mendes, levando todas essas considerações e dados, como distância, que lá no TSE, eles não conhecem”, declarou.

    “Vamos ver se a gente reverter essa decisão dele, mantendo em funcionamento todas as 600 zonas eleitorais que estão prevista a serem extintas para a próxima eleição”, completou o coordenador da bancada nordestina.

    Reunião na CNI

    Júlio César aproveitou a reunião com a AMB para informar que esta semana a coordenação da Bancada do Nordeste também fez uma reunião com os presidentes das Federações das Indústrias dos Estados da região. A reunião aconteceu na Confederação Nacional da Indústria (CNI) “e também foi muito concorrida e proveitosa”, avaliou.

    “Tratamos da extinção da Sudene, que está na eminência de ser extinta, pois estão acabando com o Finor (Fundo de Investimentos do Nordeste) e do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste). Sem dinheiro ela vai deixar de existir”, se queixou Júlio César.

    Segundo ele, no encontro também se falou do problema da revitalização do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

    Bancos Postais

    Outro tema sobre o fechamento dos Bancos Postais em municípios do brasileiros, prejudicando em cheio a população de cidades pequenas do Nordeste.

    “O problema é que a Justiça determinou que colocasse segurança armada em todos os Bancos Postais do Brasil. Esses bancos estão na maioria a instalados em municípios problemas, onde não tem agência bancária e as vezes a receita não comporta. E pela inviabilidade da receita cobrir a segurança, estão fechando inúmeros agências e vai fazer grande falta no Nordeste”, frisou.

    Debêntures e investimentos

    Júlio César informou que na reunião com as Federações das indústrias a bancada nordestina propõe a conversão das debêntures do Finor e da Finam em ação, “como aconteceu no passado”.

    Debêntures é um título de dívida em que seu investimento é um empréstimo para determinada empresa que não seja uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário. Assim o investidor se torna um credor da empresa em questão e recebe juros fixos ou variáveis ao final do período pactuado.

    Também foi discutida a necessidade de investimento na região Nordeste, “que cada dia diminui muito mais, e no Nordeste, que é a região mais pobre do País, o efeito é muito maior”.

    (Por Gil Maranhão. Agência Política Real. Edição. Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade