• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 01:48:04
Nordestinas
  • 21/06/2017 09h22

    Alongamento da rolagem de dívidas dos Estados com o BNDES é aprovado no Senado

    Projeto do senador Romero Jucá foi aceito hoje na Comissão de Assuntos Econômicos(CAE) do Senado
    Foto: Jane de Araújo/Agência Senado e Jefferson Rudy/Agência Senado

    Plenário aprovou mudanças nas regras de endividamento do BNDES

    ( Publicada originalmente às 20h 52 do dia 20/06/2017) 

     

    (Brasília-DF, 21/06/2017) O governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI), esteve em Brasília nesta terça-feira, 20, para acompanhar a tramitação da PRS 22/2017, que permite a rolagem da dívida dos Estados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    Apresentada ao Senado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do Governo no Senado, e aprovada por unanimidade na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no Plenário, o projeto reduz as exigências para renegociar dívidas e diminui a burocracia para contratação de operação de crédito pelas federações.

    O governador Wellington agradeceu aos senadores que garantiram a aprovação da matéria e pontuou que essa decisão é muito relevante para o Piauí, pois significa a possibilidade de mais recursos para investimentos."Recursos que a gente pagaria o principal de dívidas, poderemos utilizar para investimentos que são importantes ao estado", pontuou Wellington.

    Wellington Dias esteve com senadores antes da votação de interesse dos Estados

    TRANSNORDESTINA

    Outro assunto tratado pelos parlamentares foi o andamento das obras da Transnordestina, da BR 135 e 407.

    "Estamos organizando para a próxima semana, provavelmente na próxima terça ou quarta-feira, uma agenda com o Ministério dos Transportes, o DNIT - o DNIT que já encaminhou uma equipe para o Piauí, onde a ideia é ter as condições de cuidar dessas importantes rodovias, principalmente a 135 onde tem muitos acidentes", colocou o governador. "Vamos tratar, enquanto se faz o conjunto da obra, para poder fazer a sinalização, salvar vidas e melhorar a rodovia - que vai de Eliseu Martins a Cristalândia [aproximadamente 429 km], que é um eixo de desenvolvimento do Piauí, do Nordeste e do Brasil.

    O senador Elmano Férrer (PTB-PI) esteve com o governador e pediu urgência aos senadores para a votação do projeto.

    "Com isso, ganha o Estado do Piauí, ganham todos os estados, porque há um alongamento para o pagamento da dívida. Isso vai resultar em um folga financeira e vai permitir aos Estados dispor de recursos para investimentos.  E é algo em que o governador Wellington tem lutado muito", destacou o senador.

    PRS APROVADAS HOJE

    O senador Romero Jucá falou hoje sobre os dois projetos de resolução que foram aprovados na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Além da PRS 22/2017, que permite a rolagem da dívida dos Estados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também foi aprovada a PRS 21/2017, que  dispõe sobre o infra limite de concessão de garantias pela União às operações de crédito interno e externo dos Estados.

    "Este projeto cria um infra limite para poder, em vez de estourar o limite de endividamento, ter um limite prudencial para que o Tesouro possa ficar avaliando o desempenho dos Estados e municípios. Portanto, estou sugerindo mudanças para melhorar o endividamento. Hoje existe um limite de endividamento final que quando estoura, fica inviabilizada as operações de crédito. O infra limite, quando atingido, já é uma sinalização para o governo federal sobre a situação fiscal do Estado. O infra limite é um alerta”, explicou o senador.

    ( da redação com textos de Bruna Pedroso. Edição: Genésio Araújo Jr) 


Vídeos
publicidade