• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 06:11:40
Nordestinas
  • 21/06/2017 09h12

    Principal articulador da retomada das obras, Eunício Oliveira comemora a liberação da continuidade do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco

    O presidente do Senado participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço da liberação da retomada das obras
    Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

    Eunício Oliveira falou com os jornalistas nesta terça-feira

    ( Publicada originalmente às 19h 46 do dia 20/06/2017) 

     

    (Brasília-DF, 21/06/2017) Liberado hoje pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, as obras do Eixo Norte da Transposição São Francisco terão continuidade. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) um dos grandes articuladores dessa decisão, comemorou a decisão em suas redes.

    "Graças a essa reunião que tivemos semana passada, quando eu pedi audiência a presidente Cármen Lúcia e levei os governadores à ministra da AGU e ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho", pontuou. "Hoje, dia 20 de junho, a ministra libera a conclusão da Transposição do São Francisco, que vai beneficiar nosso querido Ceará".

    Segundo Eunício, mais de R$ 516 milhões de reais estão assegurados para o último trecho, que garante a solução da crise hídrica do estado do Ceará. Ele ainda pontuou que o Castanhão, açude no leito do rio Jaguaribe, terá recuperação do volume de água, voltando a ter 6 bilhões e meio de metros cúbicos.

    "O Ceará nunca mais será o mesmo depois da conclusão dessa obra e da Transposição tão esperada do Rio São Francisco. Hoje é um dia de alegria. É um dia em que eu me sinto como alguém que cumpriu sua obrigação para com o povo do Ceará e o povo do Nordeste", afirmou o senador.

    Eunício ainda agradeceu a iniciativa da ministra Cármen Lúcia, responsável pela liberação da liminar que impedia a continuidade das obras.

    "Se não fosse a liberação da ministra Cármen Lúcia, a quem devemos agradecer, porque estivemos semana passada em uma reunião com ela - eu convidei os governadores, convidei o ministro da Integração, Helder Barbalho. Essa obra foi liberada no dia de hoje, foi dada a ordem de serviço aqui na presidência do Senado", declarou o senador. "Essa obra começa na segunda-feira e esperamos que até, no mais tardar, em janeiro do ano que vem as águas já estejam chegando em Jati, que é a dívida do Ceará com Pernambuco, e aí já cai direto no leito do rio e vai direto para o Castanhão", explicou Eunício.

    VOTAÇÃO NA CAE

    Ainda sobre os governadores, na oportunidade, Eunício garantiu que está cumprindo com o que foi acordado com os governadores dos Estados durante um jantar na última semana, que é a votação do projeto de renegociação da dívida dos estados por acordo de líderes.  que será votado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na noite de hoje no plenário.

    ( da redação com texto de Bruna Pedroso. Edição: Genésio Araújo Jr) 


Vídeos
publicidade