• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 20:35:40
Nordestinas
  • 21/06/2017 08h45

    A empresários russos, Michel Temer diz que “investir no Brasil é opção segura” e que o mercado consumidor do País “é imenso

    Presidente do Brasil afirma que “nós temos grande mercado e estamos entre as maiores economias do mundo”
    Foto: Site Fotos Públicas

    Michel Temer com Vladimir Putin assistindo o Bolshoi

    ( Publicada originalmente às 18h 12 do dia 20/06/2017) 

     

    (Brasília-DF, 21/06/2017) Ao discursar nesta terça-feira, 20, a grupo de empresários durante o Seminário de Captação de Investimentos Russos no Brasil, no Hotel Ritz-Carlton, em Moscou, o presidente da República, Michel Temer, afirmou que investir no Brasil ainda é opção segura e que o País tem um vasto mercado consumir.

    “Eu peço que não tenham dúvida: investir no Brasil é opção segura. Nós temos grande mercado e estamos entre as maiores economias do mundo. E o nosso mercado consumidor é imenso. Abrigamos um parque industrial diversificado e nossos recursos naturais são vastíssimos”, disse o presidente.

    Esta é a quarta vez que Temer vai a Moscou, em visitas oficiais. E desta vez, segundo ele, é para mais vez revelar uma relação econômica, cultural e politica “muito próspera” com o Estado russo.

    Segurança jurídica

    O presidente destacou o empenho do governo brasileiro em promover a retomada do crescimento, em valorizar a iniciativa privada e em dar segurança jurídica aos investidores estrangeiros. 

    Em relação à iniciativa privada, disse que esta não é apenas uma tese do governo, mas uma determinação da nossa Constituição, que determinou o prestigiamento da iniciativa privada, na convicção de que o Estado sozinho não consegue prover a todas as necessidades do País.  “Estamos assegurando a mais absoluta, tomo a liberdade de repetir a expressão, a segurança jurídica para aqueles estrangeiros nacionais, que firmam os seus contratos e investimentos no nosso País”, disse.

    Petróleo e Gás

    Michel Temer lembrou que seu governo derrubou uma fórmula anterior que estabelecia a obrigatoriedade, por exemplo, da Petrobras participar com 30% ao menos em todo e qualquer projeto, fosse ou não do interesse da Petrobras. 

    “Nós derrubamos está fórmula, de modo que, nós abrimos enormemente esse campo de exploração petrolífera para várias empresas. Não significa que a Petrobras não possa exercitar a sua preferência, mas não a obrigatoriedade da participação. E nós, já verificamos logo nos primeiros leilões, que estamos fazendo, Portos, Aeroportos, Rodovias, Ferrovias, Energia, que as novas regras são mais acertadas”, revelou.

    “Na verdade, é sinal de que investir no Brasil é ganhar. Quem quiser ganhar hoje, investe no Brasil, no setor de petróleo e gás, a nova lei aprovada, eu acabei de dizer, dá o direito de escolher onde explorar. Nós removemos as barreiras legais que dificultavam investimentos estrangeiros. Portanto, eu estou certo de que serão muitas as possibilidades para novos aportes de empresas russas que atuam no setor”, completou Temer.

    Investimento estrangeiro 

    Aos empresários russos, o presidente Temer também destacou que o investimento estrangeiro no Brasil também ganha força. Ele salientou que no setor de infraestrutura, foram investidos mais de 11 bilhões de dólares apenas neste ano – o que representa um aumento de 500% em relação ao mesmo período de 2016. O investimento externo direto, por exemplo, já atingiu 21 bilhões e meio de dólares.

    Temer informou, ainda, que o comércio exterior brasileiro também está aumentando. “Mesmo o intercâmbio com a Rússia, realmente nos dois anos anteriores, foi mais baixo, mas neste primeiro semestre, já está registrando uma alta de mais de 40%, portanto nos primeiros cinco meses deste ano”, declarou. 

    “A nossa economia abre espaço para muito mais”, disse o presidente brasileiro, ressaltando que nesta quarta-feira terá encontro com o presidente russo “onde trabalharemos pela aproximação entre o Mercosul e a União Econômica Eurasiática, que é uma coisa importante para o Mercosul.”

    Acordo/evasão fiscal

    O presidente lembrou também que porque antes da sua ida a Moscou, o Congresso Nacional aprovou um acordo para evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal. “Eu já promulguei esse acordo, convertido em lei hoje no sistema jurídico nacional. Portanto, queremos que as empresas russas estejam, cada vez mais, presentes do País.”

    “Quando fazemos as reuniões aqui na Rússia, verificamos que este encontro pode promover novas descobertas, novos negócios, novos investimentos. Portanto, nós vamos, juntos, escrever mais acentuadamente a cooperação econômica entre o Brasil e a Rússia. Se investirem lá, os senhores prosperarão e ajudarão a prosperidade do Brasil”, acrescentou o presidente.

     

    (Por Gil Maranhão – Agência Política Real. Edição: Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade